A eleição complementar começou há cerca de quatro horas e duas ocorrências já foram registradas em Bandeirantes, a 68 km de Campo Grande. Em um dos casos, o eleitor quebrou sigilo, ao fotografar a urna. Também houve registro de uma idosa que teria se confundido e usou o título de eleitor de outra pessoa para votar.

O delegado Jarley Inácio de Souza conversou com a reportagem do Jornal Midiamax e relatou que, com exceção de dois casos, a eleição segue tranquila na cidade. A primeira confusão aconteceu quando uma eleitora de 72 anos usou o documento de outra pessoa para votar.

O caso aconteceu na Ernesto Solon Borges. Mesmo com o título de outra pessoa, a idosa chegou a votar. Depois, ela foi levada para a delegacia da cidade. “Parece que houve equívoco na troca do título, a senhora pegou o título errado, de outra pessoa. Vai ser apurado, vai ser investigado”, disse o delegado.

A outra ocorrência diz respeito à quebra do sigilo do voto. Um idoso de 65 anos foi flagrado fotografando a urna, também na Estadual Ernesto Solon Borges. “O outro cidadão vai responder, quebrou sigilo do voto ao fotografar. Vai responder ao TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), foi conduzido, ouvido e liberado”, explicou o delegado.

Mesmo após duas ocorrências, cidade tem clima tranquilo em dia de eleição. (Foto: Fernando Soares/Midiamax)

 

Após confusões, votação segue sem tumultos

Depois de duas confusões que acabaram na delegacia, a eleição suplementar segue tranquila em Bandeirantes. Ao todo, são oito locais de votação com 24 sessões e 6.085 eleitores. Na Escola Estadual Ernesto Solon Borges, parte dos eleitores escolheu votar logo cedo.

Por volta das 11h30, 107 pessoas já haviam passado pelo local de votação. A previsão é de que o local receba 259 eleitores neste domingo (7).

Eleição suplementar

Na eleição deste domingo (7), concorrem o prefeito interino Gustavo Sprotte (DEM) e Gideane da Rocha (PTB) como vice, Celso Abrantes (PSD) e Welton Borges (PT) como vice, Zulene Diniz (PSBD) e Marcelo Abdo (MDB) como vice, e Milane Paiva (PSC) e Valbinho (PDT) como vice. Abdo ficou em segundo lugar nas eleições e chegou a acionar a Justiça para recontagem dos votos, mas não obteve êxito.

Conforme o calendário, de 1 a 7 de outubro foram realizadas as convenções partidárias e o registro das candidaturas foi feito até o dia 10 do mesmo mês. No dia 11, começaram as propagandas eleitorais, que terminaram no dia 4 de novembro. Neste domingo (7) é dia de eleição. No dia 12, termina o prazo para prestação de contas e, se não houver irregularidades, a diplomação será no dia 26 de novembro e a posse no dia 27.