Uma denúncia anônima acabou levando a Polícia Militar de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, a encontrar dois bebês em situação degradante junto da mãe, uma adolescente de 17 anos. O caso aconteceu na última sexta-feira (24), mas só foi divulgado neste domingo (26).

Inicialmente, os policiais foram chamados para uma ocorrência de violência doméstica e, chegando ao local, a garota de 17 anos contou aos militares que havia sido agredida pelo namorado, mas não havia marcas aparentes de agressões. 

Os militares, então, perceberam a situação da residência onde a jovem morava junto de um colega de 18 anos, e mais dois bebês que estavam em situação de abandono. Uma das crianças comia fezes dos cachorros. O relato dos policiais sobre a situação é dramática e revela que um dos bebês tremia e chorava de fome.

A residência estava suja, com fezes e vômitos de cachorro por toda a parte. Na casa, havia quatro cães, sendo que dois eram filhotes e estavam deitados em um bebê conforto. Os cachorros estavam muito magros, já que também não havia comida para os animais, segundo o site O Pantaneiro. 

Situação recorrente

O Conselho Tutelar foi acionado. Ainda segundo informações, as conselheiras afirmaram que mãe e filhos estavam sendo assistidos com roupas e alimentação desde 2019. Já em 2020, a adolescente teve um filho, e novamente uma equipe do Conselho Tutelar entrou em contato para monitorar a situação e oferecer ajuda. Agora em 2021, a rede de assistência foi acionada pela terceira vez e requisitou envio de fraldas e leite para as crianças, mas aparentemente nenhuma das ações deu certo.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada e os cães foram resgatados. O rapaz, dono dos animais, acabou levado para a delegacia pelo crime de maus-tratos. A mãe dos bebês também foi encaminhada para a delegacia, foi ouvida e liberada em seguida. As crianças foram levadas pelo Conselho Tutelar.