A Operação Fake Shipping deflagrada nesta quarta-feira (14) em Naviraí a 359 quilômetros de Campo Grande desmantelou uma quadrilha especializada em golpes do falso frete para o roubo de caminhões. Ordens saiam de dentro da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), onde dois integrantes estavam encarcerados.

Foram identificados no curso da investigação nove suspeitos da organização criminosa que participaram dos roubos. Sendo que dois já estavam presos na PED, mas que depois da descoberta foram transferidos para o Presídio da Nova Gameleira, em Campo Grande.

Já os outros sete integrantes foram presos pela Polícia Civil de Naviraí e encaminhados ao presídio da cidade, onde permanecerão a disposição da justiça. Ainda foram apreendidos três veículos de uso dos integrantes. Dois caminhões roubados foram recuperados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) no estado do Paraná carregados com cigarros contrabandeados do Paraguai.

Segundo as investigações, a quadrilha praticava os crimes de modo sistemático e organizado, onde os dois integrantes que estavam presos dividiam as tarefas de organização dos roubos, sendo um responsável em atrair as vítimas e o outro era o responsável em arregimentar e organizar os integrantes que iriam praticar o roubo.

Além de esclarecer os quatro roubos ocorridos no município de Naviraí, a investigação ainda auxiliou na identificação de outros dois roubos da mesma modalidade ocorridos nos municípios de Ivinhema e Corumbá.