Um carregamento de defensivos agrícolas contrabandeados do foi apreendido na noite desta quinta-feira (14) em , cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. A carga avaliada em mais de R$ 2.2 milhões, foi interceptada pelos agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

Segundo informações policiais, dois veículos, um onde estava a carga e outro utilizado para realizar a função de batedor, foram apreendidos na ação realizada , na MS-164, zona rural de Ponta Porã. Neles também foram encontrados dois rádios comunicadores.

Os policiais faziam patrulhamento na região fronteira, durante a Operação Hórus, quando avistaram um caminhão modelo 3/4 e um Fiat/Strada em meio a uma plantação de soja. Ao se aproximarem os ocupantes abandonaram os automóveis e fugiram em meio a uma mata correndo.

Durante vistorias foram encontrados vários pacotes de defensivo agrícola de origem estrangeira que pesaram 1.076 quilos. Os pacotes dos materiais contrabandeados estavam dentro de sacos de sementes, uma maneira que os contrabandistas tentaram utilizar para passar pelos policiais. Além do material em pó também foram localizados 370 litros de defensivos de fora do país.

Foram feitas buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado. O material e veículos apreendidos foram encaminhados à de Ponta Porã. No último dia cinco o DOF apreendeu em Maracaju 3500 quilos de defensivos agrícolas contrabandeados. As duas apreensões juntas estão avaliadas em aproximadamente R$ 9 milhões.