Pular para o conteúdo
Polícia

Considerando periculosidade, juiz revisa e mantém prisões de 10 réus na Omertà

Outros 5 cumprem medidas cautelares diversas da prisão
Arquivo -
Viatura do Garras
Viatura do Garras

Réus da terceira fase da Operação Omertà, denominada Armagedom, tiveram as prisões preventivas revisadas e mantidas nesta segunda-feira (16). São 10 os acusados que permanecerão presos, enquanto outros 5 já tiveram as prisões convertidas em medidas cautelares.

A decisão é do juiz Roberto Ferreira Filho, da 1ª Vara Criminal de . Conforme o magistrado, neste momento encontram-se presos preventivamente apenas aqueles acusados que, para o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) possuem função relevante na organização criminosa investigada.

Ou seja, réus que apresentam risco de atrapalharem a instrução probatória. Ainda conforme pontuado na decisão, 5 réus não estão presos, pois cumprem medidas cautelares diversas da prisão. teve a prisão substituída por domiciliar cautelar, por problemas de saúde. Já Flávio Correia Jamil Georges e Melciades Aldana estão foragidos.

Para o magistrado, há receio de que os acusados, em liberdade, voltem a cometer os delitos, atrapalhando a coleta de proas necessárias para instrução dos outros processos no âmbito da Omertà. “Verifica-se no presente caso a periculosidade em concreto das condutas supostamente praticadas diante da possível existência de poderosas e complexas organizações criminosas armadas”, esclareceu o juiz.

Assim, tendo em vista continuarem presentes os motivos para decretação da prisão preventiva dos réus, esta foi mantida. Permanecem presos preventivamente Jamil Name Filho, Davison Ferreira de Farias Campos, Frederico Maldonado Arruda, Lucas Silva Costa – que recentemente teve habeas corpus negado –, Marcelo Rios, Maro Monteoliva, Paulo Henrique Malaquias de Souza, Vladenilson Daniel Olmedo, Rodrigo Betzkowski de Paula Leite e Fahd Jamil.

As prisões foram mantidas como forma de garantia de ordem pública e por conveniência a instrução processual e para assegurar a aplicação da lei penal.

Omertà III – Armagedom

Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a ação foi realizada em conjunto com o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), com apoio do Batalhão de Choque, Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar e PRF (Polícia Rodoviária Federal).

O objetivo da terceira fase da Omertà foi de desbaratar organização criminosa atuante em Mato Grosso do Sul, especialmente na região de fronteira, dedicada à prática dos mais variados crimes. Segundo o Gaeco, são crimes como tráfico de armas, homicídios, corrupção e lavagem de dinheiro.

Com isso, foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Ponta Porã, e, com o apoio do Gaeco de São Paulo, em Peruíbe.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Defensoria consegue interditar clínica após jovem de 16 anos morrer e pede indenização de R$ 500 mil

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Ministério Público investiga condições de transporte escolar em Dois Irmãos do Buriti

Últimas Notícias

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa

Política

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Setores devem definir estratégias de negociação e reversão das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos

MidiaMAIS

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Noite de homenagens será realizada nesta terça-feira (15), em Campo Grande