José Cláudio Arantes, conhecido como Tio Arantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), evadiu, nesta terça-feira (23), do sistema da Gameleira, em Campo Grande, onde cumpria regime semiaberto. Ele é acusado de participar da morte do advogado Willian Maksoud Filho, em 2006, de liderar a rebelião na Máxima naquele mesmo ano e de participar de assaltos a bancos.

A evasão aconteceu durante a madrugada desta terça (23) e, segundo a assessoria da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), “o juiz já foi comunicado e o serviço de inteligência da Agepen acionado, bem como contato com outras forças policiais”. Não foram repassados mais detalhes sobre a fuga de Tio Arantes.

Considerado um dos chefes do PCC, Tio Arantes foi preso pela última vez em outubro de 2017. Na época, ele foi detido pelo (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) pela explosão de caixas eletrônicos de uma agência bancária, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Posteriormente, foi absolvido desta acusação.

No dia, ele ainda foi detido em flagrante por receptação, já que com ele foi encontrado aparelho celular furtado. José Cláudio Arantes também é um dos condenados pela morte do advogado Willian Maksoud Filho, em 2006. Ele estaria preso na época, mas foi um dos responsáveis pela decisão do assassinato do advogado. No mesmo ano, ele foi apontado como um dos responsáveis por liderar a rebelião na Máxima de Campo Grande, a maior do Estado.

Após progressão do regime, ele foi solto e depois preso novamente em 2010. Na época, uma operação do (Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado) prendeu 9 pessoas ligadas ao PCC por tráfico de drogas e armas. Em 2016, ele voltou a ser detido no Zé Pereira, também por tráfico de drogas.