Pular para o conteúdo
Polícia

Absolvido em ação por corrupção, PM preso em MS desistiu da carreira para virar advogado

O militar tirou a carteira da OAB e fez a própria defesa, conseguindo provar a sua inocência no caso
Arquivo -

Após ser preso, na manhã do dia 15 de maio de 2020, com a deflagração da Operação Avalanche, que foi realizada pelo (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) contra a chamada ‘máfia dos cigarreiros’, é que o tenente-coronel Wesley Freire de Araújo resolveu pedir a reserva da Polícia Militar para fazer a sua própria defesa.

No dia 13 de agosto deste ano, quase 1 ano após a operação que o levou para a cadeia junto de mais cinco militares, o tenente-coronel conseguiu sua absolvição por cinco votos favoráveis e nenhum contrário. Também foi inocentado Luíz César de Souza Herculano, e, no dia 9 de agosto deste ano, foram inocentados, Carlos da Silva, Josafá Pereira Dominoni e Kleber Haddad Lane. Os cinco oficiais foram absolvidos por 5×0 e somente um foi absolvido por 4 votos a 1. 

O tenente-coronel Wesley contou ao Jornal Midiamax, que viu muitos erros durante o processo, sendo assim, como já tinha formação em direito resolveu fazer a sua própria defesa. “Eu sabia mais do que ninguém o que havia ocorrido”, relatou.

“Sabia de todas as pseudoacusações e suas narrativas falhas. A acusação utilizou de dados de Inteligência para acusar. Isso não é permitido no processo penal. Os dados de Inteligência foram utilizados após análises ruins e distantes das técnicas do Serviço de Inteligência”, disse Wesley.

Um caminho longo, mas que o militar, agora da reserva, sabia que teria que percorrer para poder provar a sua inocência, que acabou comprovada no dia 13 deste mês, em que foi inocentado das acusações de corrupção passiva e integração em organização criminosa. Questionado se volta ao serviço militar, Wesley afirma que agora irá traçar sua carreira na advocacia, com especialização na área militar.

A operação Avalanche foi deflagrada no dia 15 de maio de 2020 e cumpriu mandados em , Dourados, Coxim, Sidrolândia, Naviraí, .

Segundo a denúncia da qual foi inocentado, os alvos da então operação eram servidores da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), como policiais de alta patente da PMMS.

Todos estariam lotados, com altos salários, em cargos estratégicos de comando em unidades policiais na região do Conesul, por onde a chamada ‘máfia dos cigarreiros’ teria intensificado as operações criminosas após a Operação Oiketikus, que já tinha prendido 29 servidores da Sejusp em 2018.

O suposto esquema de corrupção teria continuado, segundo apontavam as investigações do Gaeco, com ‘forte participação de integrantes da Polícia Militar sul-mato-grossense’ para facilitar a atuação de contrabandistas de cigarro do Paraguai. Todos os cinco militares envolvidos na denúncia foram inocentados. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional