Pular para o conteúdo
Polícia

Comemorando 31 anos de criação, guardas são homenageados e recebem medalha em Campo Grande

Medalha José Antônio Pereira foi criada por Decreto Municipal, sendo a mais alta comenda da GCM
Arquivo -

Há 31 anos atuando em , a Guarda Civil Metropolitana e autoridades das forças de segurança receberam, nesta terça-feira (10), a Outorga da Medalha “José Antônio Pereira”, como um reconhecimento ao trabalho prestado na Capital. O evento de entrega aconteceu no auditório da (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

“A homenagem também é em alusão ao aniversário de Campo Grande e a medalha não é só entregue aos guardas, mas também às forças policiais que contribuem em ações conjuntas e somam com o nosso trabalho”, disse o secretário da (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), Valério Azambuja.

Chefe da região bandeira, Wesley Guterrez atua desde 2009 na GCM e afirma que o reconhecimento é fruto de um trabalho em conjunto. “Para mim é um momento de alegria, um reconhecimento do serviço prestado. A gente vê isso no dia a dia, quando a gente é acionado, quando os moradores pedem postos da guarda. Temos ganhado nosso espaço e a confiança da população”, afirmou.

A guarda Tatiana da Silva Lima, gerente da Patrulha Maria da Penha, também foi uma das homenageadas. “A gente trabalha em um ambiente muito masculino, então essa medalha não é só da Tatiana, é para todas as guardas da corporação. É uma honra recebê-la”, comemorou.

Histórico da Medalha

Em 10 de agosto de 1990 foi criada a GCM pela Lei Municipal nº 2.749, para ser a guardiã dos munícipes e do patrimônio público de Campo Grande – MS, estando presente em diversos postos de serviços, trabalhando diuturnamente. Ofertando segurança e qualidade de vida aos cidadãos da Capital do Estado de Mato Grosso do Sul.

Inicialmente a GCM, ficou vinculada à Secretaria de Administração, passando posteriormente para a Secretaria de Governo no ano de 2012. Em 8 de dezembro de 2014, foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública pela Lei Municipal nº 5.413, passando a GCM a compor sua estrutura básica.

A Medalha José Antônio Pereira foi criada pelo Decreto Municipal nº 12.696, de 5 de agosto de 2015, sendo a mais alta comenda da GCM. A medalha é destinada a homenagear e reconhecer relevantes serviços ou apoios prestados à GCM de Campo Grande, por personalidades civis e militares e ainda pelos GCMs que se destaquem pelas ações benéficas à população campo-grandense.

A Medalha leva o nome do fundador da cidade de Campo Grande, que nasceu em pleno sertão, por iniciativa do espírito arrojado e do pioneirismo de José Antônio Pereira, que teve a coragem de desbravar esta rica terra sul-mato-grossense e transformá-la em uma das mais belas capitais do país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

Pesquisadora brasileira é encontrada morta no Japão com sinais de queimadura

Esbarrão no banheiro motivou esfaqueamento de jovens em torneio de pesca

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Secretária presa por corrupção pediu propina para campanha eleitoral após ‘sumiço’ de dinheiro

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

inss

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carro e moto mata vigilante na BR-158

Morador de Brasilândia, ele era conhecido na cidade onde vendia pão

Esportes

Coritiba leva virada da Ferroviária e perde chance de ‘dormir’ líder da Série B

Com a derrota, o Coritiba aparece em quinto lugar

Esportes

Ferreirinha desperdiça pênalti e perde chance de livrar São Paulo de empate justo com Fortaleza

Válida pela sétima rodada do Brasileirão

Polícia

Após bloqueios de rodovias em MS, PRF terá apoio do Grupo de Choque Nacional

Com base em protocolos técnicos, amparo legal e respeito aos direitos fundamentais