Entre planejamento, levantamento de dados, recrutamento de criminosos e efetivamente a execução do roubo de três aeronaves em Aquidauana, município a 135 quilômetros de Campo Grande, a quadrilha teria levado ao menos um mês. O crime aconteceu no dia 6 de setembro, e foi comandado por Laudelino Ferreira Vieira, que ocupa cargo de liderança no PCC (Primeiro Comando da Capital).

Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), o grupo teria levado ao menos um mês para organizar o crime. Assim, foi feito planejamento, levantamento de dados sobre o aeroclube, recrutamento dos bandidos que participaram e, então, a execução do roubo.

Até o momento, foram identificados Roger Breno Wirmond dos Santos, 22 anos, Cristhofer Cristaldo Rocha, 20 anos, Ivanildo da Silva Dias Ferreira, Lazaro da Silva Ramires, Kevin Suarez Moreno e Laudelino Ferreira. Conforme a delegada Medina, bolivianos que participaram do crime também foram identificados, mas ainda não localizados.

Farra na zona

Informações obtidas pelo Jornal Midiamax são de que o bando estava na cidade dias antes do roubo dos aviões. Roger e Cristhofer, presos 12 horas depois do roubo, teriam levado os bolivianos a um prostíbulo na cidade.  Cristhofer inclusive estava na companhia dos autores na boate. Também foi apurado que o bando ainda teria sido levado por Cristhofer e Roger para um banho no rio.

O mandante do roubo das aeronaves foi identificado como Laudelino Ferreira, o ‘Lino', que fugiu em julho deste ano do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande.

Roubo dos aviões

Os criminosos invadiram o aeroclube por volta das 3 horas da madrugada do dia 6 de setembro. Inicialmente a polícia apurou que seriam 18 criminosos, que renderam o vigia e também os dois filhos dele. Os três foram amarrados com lacres, perto da grade do tanque de combustível.

Enquanto isso, os bandidos abasteceram as aeronaves e levaram os três aviões. Os criminosos estavam encapuzados, fortemente armados e usavam luvas descartáveis. Eles tinham sotaque espanhol, mas também havia brasileiros. Na fuga, os criminosos acabaram deixando para trás ferramentas. O hangar, onde estavam os aviões, não tem sistema reforçado de segurança.

Conforme a polícia, as aeronaves foram levadas para território estrangeiro. A suspeita inicial é de uso dos aviões para o tráfico de drogas. Um alerta nacional foi feito pela FAB (Força Aérea Brasileira) após o roubo dos aviões.

‘Lino' PCC

‘Lino' tem extensa ficha criminal e acabou preso em 12 de julho de 2010, na BR-262, em Terenos. Na época, ele era acusado de liderar uma quadrilha de roubo de carros e de ser o chefe do bando responsável pelo roubo de três aeronaves de uma empresa de táxi aéreo, em janeiro de 2004, em Corumbá.

Na ocasião, foi assassinado o piloto e empresário corumbaense Luiz Fernandes de Carvalho. A quadrilha liderada por Lino teria roubado 36 veículos num período de 18 meses, entre 2005 e 2006, apenas no lado brasileiro da fronteira de Corumbá com a Bolívia. No mesmo período, o bando foi apontado como responsável por 31 roubos de veículos em Concépcion, Puerto Quijarro e Puerto Suárez.

Laudelino e outros dois envolvidos no roubo das aeronaves chegaram a ser presos pela Polícia da Bolívia com um dos aviões. No entanto, a justiça boliviana os liberou ainda no primeiro semestre de 2004. Foi então que eles passaram a agir na fronteira com Corumbá, roubando veículos em estradas que dão acesso aos assentamentos e dentro da Bolívia. A Polícia corumbaense chegou a espalhar cartazes com fotos do bando, mas não conseguiu prendê-los.

Lino ainda foi acusado de envolvimento no assassinato do cabo da Polícia Militar de Corumbá, Rudy Mendonça, 43 anos, ocorrido em 19 de janeiro de 2006, na Estrada do Jacadigo.