Policiais da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) apreenderam 5,3 toneladas de maconha na em uma propriedade localizada na MS-164 entre Ponta Porã e Antônio. Pesada, a droga totalizou 5.334.500 kg, avaliada em quase dez milhões de reais.
Cinco pessoas foram presas e uma carreta que seria utilizada para transportar a droga apreendida. De acordo com a polícia, após meses de investigação, por volta das 12h desta quarta policiais da delegacia realizaram incursão em uma propriedade rural localizada às margens da MS 164, saída pra a cidade de Antônio João.
De acordo com a polícia, no momento da abordagem os cinco indivíduos carregavam a carreta, que apresentava uma camada de grãos de milho, com a maconha que se encontrava armazenada em local que deveria ser um galinheiro. Ainda segundo a polícia, os indivíduos tentaram fugir, sendo detidos após cerco policial ao imóvel.
Dos cinco presos, um é de nacionalidade paraguaia. Outro é oriundo do Rio de Janeiro, tendo chegado a Ponta Porã havia duas semanas, suspeitando-se tratar de membro de facção carioca.
A polícia informa que chamou a atenção o fato de outros dois presos, moradores em Ponta Porã, serem acadêmicos do curso de direito, um deles no último semestre. Restou apurado que a droga seria enviada aos Estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Sobre a carreta que transportaria a droga, com placas do Estado de Goiás e que foi apreendida, encontra-se registrada em nome de um foragido do Estado do Rio de Janeiro, com passagens por roubo e sequestro.
Em Ponta Porã encontrava-se uma equipe da Denarc, do Paraná, que investigava a mesma quadrilha. Os cinco indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo representado pela decretação da Prisão Preventiva desses agentes.