Tabacaria localizada na Rua Dom Aquino, no Centro de Campo Grande, foi fechada na tarde desta segunda-feira (31) após operação conjunta entre Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), Receita Federal e Procon-MS (Superintendência Para Orientação e Defesa do Consumidor) encontrar produtos frutos de descaminho e contrabando na loja e depósito da empresa.
Ao todo foram mais de 50 caixas e mil produtos apreendidos no depósito da tabacaria, incluindo narguilés, cigarros eletrônicos e essências. A Receita Federal foi acionada para participar do flagrante, e encontrou produtos vencidos e até com comercialização proibida no Brasil.
Segundo o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, alguns dos produtos não tinham sequer informações em língua portuguesa, e outros eram frutos de descaminho. Outras fiscalizações semelhantes devem acontecer pela Capital. “É injusto com o fornecedor local que paga impostos em dia e vende produtos com origem comprovada. Vamos continuar fiscalizando para coibir essas práticas”, afirma.
A mercadoria foi levada para a Receita Federal. As outras ações, que devem acontecer nas próximas semanas, serão feitas a partir de denúncias já recebidas pelo Procon e pela Decon, de consumidores que reclamam de lojas de importados que não oferecem suporte na troca ou conserto dos aparelhos. Os próximos alvos não foram divulgados por segurança da fiscalização.