Em cerca de três horas de depoimento, Valdinei de Lima Ferreira — que se entregou à polícia na manhã desta quarta-feira (22) — teria afirmado que pretende pagar pelo crime cometido. Ele é o autor do assassinato de André de Freitas Santos, em ocorrência que também deixou paraplégico Paulo Sérgio de Oliveira Santos. O depoimento ocorreu na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, em Campo Grande. Com prisão preventiva decretada, Valdinei será transferido para um presídio.

 Allan Patrick D’elia de Moura, um dos advogados do autor dos disparos, disse que seu cliente está arrependido, que agiu na força da emoção, e que ele teria dito que não nasceu para isso: “quero pagar o que devo”.

Na oitiva, Valdinei teria contado o que aconteceu antes do crime. Ele descreveu os locais que passou para mostrar que estava sozinho na moto e que não teve ajuda na fuga, como inicialmente chegou a ser noticiado. “Entregamos a arma do crime, um revólver calibre 38”, relatou o advogado Allan Patrick. “Ele foi até o local que seria a confraternização e não encontrou a esposa que saiu com os dois rapazes”, contou o advogado Allan.

Na oitiva, o autor relatou que teria ido atrás da esposa em vários bares da cidade, até que a encontrou. Ele teria agarrado a mulher pelo braço e pedido para ir embora. Naquele momento, um dos rapazes empurrou a cadeira, que bateu na perna do autor. Segundo o advogado, o homem ainda teria dito: “vai tomar as capacetadas”.

Valdinei, então, teria ido embora e pegou o revólver. Ele retornou ao local e efetuou os disparos. Segundo o advogado, o autor não sabia que havia atingido outro rapaz. “Ele agiu na emoção”, comentou Allan ao Jornal Midiamax. “Ele disse em depoimento: ‘Eu não nasci para isso, quero pagar o que devo'”. O advogado ainda contou que ele manteve contato com a esposa, com quem tem um filho, desde que aconteceu o crime.

O crime

O crime aconteceu na última sexta-feira (17), no Bairro Paulo Coelho Machado, em Campo Grande. Valdinei chegou em uma moto e efetuou os disparos contra os dois rapazes que estavam com sua namorada. André de Freitas dos Santos, que morreu, foi baleado na região da axila. Uma funcionária do local tentou fazer massagem cardíaca nele duas vezes, antes da chegada do Corpo de Bombeiros, mas ele não resistiu e acabou morrendo no local.

Já Paulo Sérgio de Oliveira Santos, a outra vítima, foi socorrida para a Santa Casa, em estado grave, após ser atingido nas costas, ele acabou ficando paraplégico.