Uma tentativa de fuga de pelo menos três presos da penitenciária de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, que fica a 346 quilômetros de Campo Grande, na noite desta quinta-feira (5), acabou frustrada após a descoberta do plano. Dois agentes penitenciários teriam ajudado.

Com a descoberta do plano de fuga vários blindados e viaturas policias foram enviadas ao presídio. Para a tentativa de deixar a penitenciária, os presos haviam cortado o alambrado e um buraco escavado para a saída dos internos. Já para pular a muralha, eles iriam usar cordas — conhecidas como Terezas.

Os agentes que estavam ajudando os detentos a fugirem foram identificados como Tomas Monge e Edgar Martines, segundo o site Ponta Porã News. Eles estariam a serviço da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e já teriam sido flagrados em outra oportunidade ajudando os faccionados a fugirem. Eles foram demitidos e recontratados. 

Ainda segundo informações, a recontratação dos agentes será investigada. Uma camionete foi identificada nas proximidades do presídio, e descobriu-se que faria o dos presos. Os detentos que iriam fugir foram identificados como Mário Neri Lopes, conhecido como ‘Tatuzinho', César Esteban Ojeda e Luís Gustavo Rodrigues.