As autoridades paraguaias estão levantando informações sobre um túnel encontrado dentro da Penitenciária Nacional de Tacumbú. O caso  foi informado nesta quinta-feira (4) pelo vice-ministro de Política Criminal do Ministério da Justiça, Rubén Maciel.

Ele afirmou que engenheiros da instituição e agentes Criminalísticos da Polícia Nacional foram colocados nas celas para determinar o tamanho do buraco existe na penitenciária. Investigações preliminares indicam que a escavação pode ser antiga.

“Hoje vamos ter um laudo técnico sobre o possível túnel. Em 2012 foi feito um túnel naquela área que estava fechado na época. Agora vamos ver se não fechou bem ou se pela natureza ficou assim, porque é uma zona que fica perto do rio e a água pode gerar um canal de escoamento ”, explicou o vice-ministro, à Monumental 1080 AM.

A ministra da Justiça, Cecilia Pérez, informou quarta-feira que todas as pessoas que estavam detidas no local foram transferidas para evitar possíveis fugas. Além disso, ela garantiu que grande parte das pessoas estão nesse setor trabalham e estão em programas de reintegração e apresentam bom comportamento.

O vice-ministro também comentou que uma garrafa de refrigerante contendo vinho foi encontrada em uma cela. Maciel informou que o conteúdo passou por uma análise para saber se era dinamite em gel.