Testagem em massa realizada nos últimos cinco dias no IPCG (Instituto Penal de ) e na Gameleira identificou 49 casos positivos de () entre internos. O procedimento faz parte de protocolo de contingência do sistema prisional de ,  do Centro de Operações de Emergência da SES (Secretaria de Estado de Saúde), adotado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Dá apoio a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

De acordo com a Agepen, a cada caso constatado, todos os internos que tiveram contato estão sendo testados. No IPCG já constatados 37 casos. O estabelecimento prisional abriga cerca de 1500 custodiados. Da mesma forma, testes estão sendo aplicados na unidade de regime semiaberto da Gameleira, com 12 casos identificados entre os mil internos até o momento.

Em ambas unidades, não foi constatado nenhum caso grave, todos estão com sintomas leves ou assintomáticos. A separação necessária dos casos positivos já foi realizada, inclusive sendo observadas as situações de internos considerados “seguros”. Todos estão recebendo acompanhamento de saúde. 

Conforme orientação do Comitê responsável por gerir e acompanhar as medidas de enfrentamento à Covid-19 nas unidades prisionais da Agepen, os familiares dos internos constatados estão sendo informados pelas equipes de serviço social dos presídios.