Com apoio da polícia do Paraguai, a Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (07) o gerente operacional da máfia do cigarro investigado no âmbito da Operação Teçá, deflagrada no ano passado. Ele estava foragido desde então, quando ao perceber que o cerco se fechava, fugiu para o paí vizinho.

O homem preso hoje, de 35 anos, é uma das peças chaves na organização criminosa. Ele era responsável pela logística de escoamento do cigarro paraguaio em território nacional, tendo entre suas funções o pagamento de propina a agentes públicos corruptos, distribuição e o comando de mateiros, olheiros, motoristas e batedores.

Escondido no Paraguai, foi capturado por autoridades daquele país e entregue à equipe da Polícia Federal de , no posto localizado em Mundo Novo, na , quando foi imediatamente dado cumprimento ao mandado de expedido em seu desfavor. 

O preso, natural do Paraná, foi submetido ao exame de corpo de delito e encaminhado à Penitenciária de Naviraí, onde ficará à disposição da . Deflagrada em agosto de 2019, a Teçá cumpriu 30 mandados de prisão, dentre os quais contra um policial rodoviária federal acusado de participar do esquema.