Seis mil máscaras de proteção estão sendo confeccionadas para os servidores do sistema penitenciário de . A confecção foi viabilizada pelo Sinsap/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Estado de Mato Grosso do Sul), diante do desabastecimento e da carência de Equipamentos de Proteção Individual nas unidades prisionais do Estado.

Como encontrou dificuldade para adquirir as máscaras já prontas, o Sinsap buscou fornecedores em outro estado e efetuou a compra de TNT de gramatura 80, elástico de 1 cm de largura e haste flexível. Depois, procurou uma empresa especializada nessa atividade para confeccionar as máscaras, que vai observar todos os critérios estabelecidos pela vigilância sanitária e pelos profissionais de saúde.

Após prontas, o Sindicato fará a distribuição igualitária para todos os servidores penitenciários do Estado. Além das máscaras, o Sinsap adquiriu 50 litros de álcool em gel e pulverizadores, para desinfectar viaturas de escoltas.

Uso obrigatório de máscaras

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (16), o prefeito de (PSD) anunciou que o uso de máscaras, de pano ou descartáveis, será obrigatório a partir da próxima segunda-feira (20) em locais públicos e em prédios privados sem ventilação adequada. Os motoristas, usuários do transporte coletivo e pessoas que andem em veículos de uso por aplicativo também estão obrigadas a fazer o uso das máscaras.

O decreto regulamentando a medida ainda será publicado em Diário Oficial, com explicação das regras a serem seguidas pela população.

O uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo , reforçaram especialistas. A recomendação já havia sido feita pelo Ministério da Saúde e pela OMS. A recomendação dos especialistas é que todos usem máscaras, mas, se não houver quantidade suficiente para todos, elas devem ser reservadas para os doentes. Eles também ressaltam que devem ser usadas máscaras caseiras, para que não falte aos profissionais de saúde.