A tenente-coronel Itamara Romeiro Nogueira, que responde pelo homicídio do marido Valdeni Lopes Nogueira, de 45 anos, ocorrido em julho de 2016, em , foi reformada. Conforme publicado no último dia 23 de abril pela (Agência de Previdência de ), ela recebe aposentadoria com salário integral de 22.851,93. Ela alega legítima defesa e deve ser julgada pelo crime no próximo dia 19 de junho.

De acordo com o José Roberto Rodrigues da Rosa, em novembro de 2019, Itamara foi reformada administrativamente, o que significaria uma aposentadoria compulsória. Ela foi julgada por três coronéis do Conselho da Polícia , que parcialmente chegaram a conclusão depois de analisar os 27 anos da carreira dela, a dinâmica dos fatos e os relatos de testemunhas. A decisão foi de que a tenente deveria ser reformada, não podendo mais voltar as suas funções, diferente da reserva em que o oficial pode voltar. “Levaram em consideração postura e a conduta irretocável dela ao longo dos anos”, afirmou Rosa.

No entanto, na publicação da Ageprev de 23 de abril, consta que a oficial foi para a reserva remunerada, isso porque, antes do resultado do Conselho da Polícia Militar que a reformou, ela já havia entrado com pedido de aposentadoria, por ter atingido o total de 25 anos de serviços prestados. “Acredito que a administração do Estado tenha recebido primeiro o pedido dela para a reserva, isso porque o resultado do procedimento administrativo ainda não havia sido publicado. O fato é que ela está aposentada e a diferença é que no caso da reforma, não pode ser chamada de volta ao serviço. Creio que o texto da Ageprev será corrigido”, explicou o advogado.

Além disso, Itamara recebe R$ 8 mil de pensão deixada pelo marido à filha do casal, a qual a oficial tem a tutela. No entanto, a pensão está em litígio e, por este motivo, tem sido depositada em uma conta judicial a qual Itamara não tem acesso. Nesta quarta-feira (13), foi publicado pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro, do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a dispensa de Itamara, a contar do dia 24 de abril, como Ajudante de Ordem.