O responsável pelo touro que escapou e causou tumulto com dois feridos na manhã desta quarta-feira (12), no cruzamento da Avenida Gury Marques com a Avenida Guaicurus, em , pode responder pelo crime de dolosa, quando não há intenção. Além disso, será autuado por omissão de cautela na guarda do animal.

De acordo com o delegado André Luiz de Mendonça Fernandes, da 4ª Delegacia de Polícia Civil, onde o boletim de ocorrência foi registrado, o proprietário ainda não foi identificado, mas é possível que se apresente para resgatar o touro que foi capturado pelo e pela Polícia Militar, e encaminhado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Uma mulher se feriu e um homem que tentou segurar o bicho também.

O delegado explicou que a omissão de cautela é uma contravenção e que, neste sentido, não cabe prisão. No caso da lesão corporal, o delegado afirma que será necessário uma análise minuciosa das responsabilidades do proprietário desde as circunstâncias da fuga. “No boletim de ocorrência, citamos a lesão mais para que as vítimas possam fazer exame de corpo delito”, explicou. O caso foi registrado na 4ª, mas deve ser encaminhado para a 5ª Delegacia, que é a responsável pela área onde os fatos ocorreram.

No boletim de ocorrência, consta o relato da motociclista de 48 anos que se feriu. Ela informou que seguia pela Guaicurus, quando a cerca de 50 metros da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário, após ter passado pelo canteiro, se deparou com o animal de grande porte, com chifres. A vítima disse que o animal estava furioso e a atingiu na perna esquerda, jogando-a na pista, causando ferimentos.

Segundos antes, a mulher viu o animal se aproximando e tentou arrancar com a moto, mas foi golpeada. Logo em seguida, um rapaz de moto e um ciclista a socorreram, distraindo o touro. A vítima pontua que o touro arrastou sua motocicleta. Ela recebeu socorro na UPA das Moreninhas, onde foi constatado que houve ferimentos, mas sem lesão. A mulher demonstrou interesse na identificação do responsável, para que ele seja punido.

Homem de 40 anos que passava pelo local foi atacado e teve o pulmão perfurado. Ele também foi socorrido e está internado na Santa Casa, está consciente e orientado. De acordo com a assessoria do hospital, ele está na área vermelha do pronto-socorro, consciente, orientado e estável, e tem realizado exames de imagens e está sendo acompanhado pela equipe de cirurgia do tórax.