Integrante da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), identificado apenas como Baiano, foi preso pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar de Porto Alegre (RS) na quarta-feira (05). Ele era um dos 75 presos que fugiram da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na com o município sul-mato-grossense de , a 346 quilômetros de Campo Grande.

Ele foi localizado durante ação na Rua Brigadeiro Leonardo Teixeira Colares, no bairro Vila Nova. A equipe recebeu informações de que em imóvel no local haveria um homem foragido da justiça, vivendo como inquilino. Foi feita abordagem e Baiano tentou resistir, mas sem sucesso. 

Com ele havia dois quilos de cocaína, porções de crack, um revólver com numeração raspada e munições, bem como balança de precisão. Além do presídio do Paraguai, o criminoso já havia fugido da Penitenciária Estadual de Maringá, em 2005. Com a captura, ele foi encaminhado à Polícia Civil e encontra-se à disposição da Justiça.

Fuga no Paraguai

Os  detentos do Presídio de Pedro Juan Caballero fugiram no dia 19 de janeiro de 2020, após escavarem um túnel que ligaria o Pavilhão B até a área externa. A princípio todos os detentos eram membros do PCC e apenas um não teria conseguido escapar. Equipes policiais paraguaias foram acionadas logo após a fuga.

Em uma das celas do presídio foram encontrados 200 sacos com areia do túnel escavado. Ainda será apurado se não havia policiamento na muralha daquele presídio no momento da fuga e quais as circunstâncias. Depois da fuga, 32 pessoas envolvidas no caso foram detidas, 28 delas são agentes penitenciários. Todos foram processados ​​pelos supostos atos de frustração da execução criminal, libertação de prisioneiros e associação criminosa.