Pular para o conteúdo
Polícia

Policiais que sequestraram bolivianos em MS são denunciados pelo MPF

Três policiais militares, dois da ativa e um reformado, foram denunciados pelo MPF (Ministério Público Federal) por associação criminosa, sequestro e migração ilegal mediante o uso de violência. Eles são investigados pelo sequestro de dois bolivianos na cidade de Corumbá, a 429 quilômetros de Campo Grande. O grupo foi preso pela Polícia Federal no dia […]
Arquivo -
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Três policiais militares, dois da ativa e um reformado, foram denunciados pelo MPF (Ministério Público Federal) por associação criminosa, e migração ilegal mediante o uso de violência. Eles são investigados pelo sequestro de dois bolivianos na cidade de , a 429 quilômetros de Campo Grande. O grupo foi preso pela Polícia Federal no dia 18 de março deste ano, durante a Operação Refúgio, e encontra-se preso desde então.

De acordo com o MPF, os policiais sequestraram dois cidadãos bolivianos, um deles solicitante de reconhecimento da condição de refugiado no , em frente a um restaurante de Corumbá, no dia 7 de agosto de 2019. As vítimas foram forçadas a entrar em um veículo, ameaçadas por arma de fogo. A operação ilegal foi acompanhada por dois policiais bolivianos, que seguiam em outro veículo.

Ao se aproximarem do posto da fronteira, uma das vítimas conseguiu sair do carro e correu em direção à unidade da Receita Federal do Brasil pedindo por socorro, informando que era refugiado e que havia sido sequestrado. Os três policiais foram até o local, identificaram-se e tiveram ajuda do cabo da PM que cumpria expediente no posto para recapturar a vítima. 

Os dois bolivianos foram entregues no posto policial de Puerto Quijarro, na . Um deles prestou depoimento e foi liberado, enquanto o outro foi conduzido à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Uma das vítimas, que solicitava formalmente refúgio no Brasil, atuava como advogado e tinha mandado de prisão em aberto no país vizinho. 

As investigações comprovaram que havia grande interesse das autoridades bolivianas no caso dele e que a solicitação de refúgio no Brasil foi efetuada sob o argumento de perseguição judicial, como retaliação a fortes alegações de de agentes judiciais em delitos graves na Bolívia, incluindo tráfico de pessoas.

Para o MPF, “a atuação conjunta dos policiais militares brasileiros e policiais bolivianos usurparam a autoridade das decisões em medida de cooperação internacional nos casos de extradição ou medida de retirada compulsória”.  A denúncia do MPF foi aceita pela Justiça Federal em 5 de maio, efetivando a condição de réus dos três denunciados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Emprega CG

‘Emprega CG’ ofertará 1 mil vagas de emprego no Parque Jacques da Luz

Sites do Governo retornam após instabilidade interromper serviços na terça

VÍDEO: Perseguição da PRF acaba com traficante preso no Jardim Pênfigo em Campo Grande

Morre o jornalista e advogado Cícero da Conceição

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Projeto científico incentiva estudantes indígenas a criarem soluções para acesso à água

Últimas Notícias

Publieditorial

Como economizar nas compras online em Mato Grosso do Sul: estratégias e ferramentas úteis

Economizar, nos dias de hoje, tem se tornado cada vez mais essencial, especialmente diante da crise inflacionária no Brasil.

Polícia

Grupo alvo de operação em que ‘Choquito’ morreu era organizado e tinha divisão de tarefas em MS

Foram apreendidos veículos, celulares e motocicletas

Transparência

Prefeitura prorroga contrato de R$ 6 milhões com fornecedora de estrutura para eventos

O contrato teve início em 2023.

Transparência

Concessionária vence leilão da Aena para produção de mídia em aeroportos de MS

As propostas vencedoras somaram cerca de R$ 1,5 bilhão, valor que o consórcio deverá pagar à Aena