Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia Militar de Mato Grosso do Sul troca comando-geral nesta sexta-feira

Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (22) a troca no comando da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. coronel Waldir Ribeiro Acosta deixa o comando-geral após três anos e quem o substitui é o também coronel Marcos Paulo Gimenez, que já passou pelo comando do Batalhão de Choque em Campo Grande e atualmente […]
Arquivo -

Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (22) a troca no comando da Polícia Militar de . coronel Waldir Ribeiro Acosta deixa o comando-geral após três anos e quem o substitui é o também coronel Marcos Paulo Gimenez, que já passou pelo comando do Batalhão de Choque em e atualmente era diretor do DOF (Departamento de Operações de ).

Também há trocas de subcomandantes, foi exonerado o coronel Edmilson Lopes da Cunha, para assumir o coronel Renato dos Anjos Garnes, que estava atuando atualmente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A passagem de comando deve acontecer às 10 horas, no comando geral da PMMS e será transmitida online.

Polícia Militar de Mato Grosso do Sul troca comando-geral nesta sexta-feira
Coronel Waldir Ribeiro Acosta (Arquivo)

O coronel Waldir que deixa o comando, agora segue para a reserva pelo tempo de serviço. A indicação do novo comandante contou com o respaldo do coronel Acosta. “Desejo muito sucesso ao Marcos Paulo. O que puder auxiliá-lo, estou aqui pronto para o que for possível. Desejo que ele possa crescer junto com a sua tropa”, disse o coronel Acosta, que deixará o cargo após 5 anos listando, entre as ações, o Curso de Formação para Oficiais formados em Direito, a construção dos quartéis de Jardim e Coxim, redução dos índices de criminalidade e criação do Grupamento Aéreo.

O coronel Waldir Ribeiro Acosta vai para a reserva 28 anos após sua formação. Primeiro ‘praça’ a assumir o comando da PMMS, o coronel é natural de Campo Grande e se formou na academia de Polícia Militar do Estado do em 1992. Ele também é formado em direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pós-graduado em Gestão Ambiental e Direito Constitucional. Antes de assumir o comando-geral, comandou o policiamento Metropolitano.

Polícia Militar de Mato Grosso do Sul troca comando-geral nesta sexta-feira
Coronel Marcos Paulo Gimenes (Foto: PMMS)

O coronel Marcos Paulo Gimenez, de 46 anos, é natural de Porecatu (PR). Ingressou na PM com 20 anos de idade e ao longo da carreira, foi Comandante do 2º Pelotão de Rádio Patrulha – Coophasul; Comandante do Pelotão de Choque/Rádio Patrulha; Chefe de Equipe do DOF; Comandante do Corpo de Alunos da CFAP; Subcoordenador de Segurança Institucional.

Entre 2008 e 2009, foi comandante da Rotac/Cigcoe, depois subcomandante da Cigcoe e em 2012 assumiu o comando da Companhia. Já em 2013 foi comandante do Batalhão de Choque, onde permaneceu até 2016, quando retornou para a CFAP e atualmente estava à frente do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

O novo comandante da PMMS é bacharel em Direito, pós-graduado em direito penal e processo penal e também tem graduação em administração, administração pública e pós em administração pública e em gestão pública.

A solenidade de transmissão do cargo será fechada em razão das ações de enfrentamento ao novo (Covid-19), com transmissão pelo Facebook da Polícia Militar de MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo amanhece gelado, mas temperaturas devem subir durante o dia em Mato Grosso do Sul  

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Últimas Notícias

Transparência

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Repasse, por cerca de 20 anos, envolve quase 10 hectares no projeto de assentamento Bebedouro

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e CRSs de Campo Grande

Saiba em quais unidades haverá atendimento pediátrico neste domingo

Política

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Balanço do primeiro semestre deste ano da Câmara aponta menos projetos aprovados e audiências públicas realizadas

Polícia

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Alessandro Lopes Mizoguchi foi assassinado em quitinete no dia 1º de julho do ano passado