Equipes da e Civil foram até a comunidade indígena Laranjeira Nhãnderu para averiguar ocorrência de em uma casa de rezas na aldeia durante a madrugada desta quinta-feira (2) nas margens da BR 163 entre Rio Brilhante e .

“Sobre a questão indígena, hoje, após diligenciar no local e conversar com vários indígenas, é possível concluir que o incêndio não se tratou de um “ataque” à comunidade indígena Guarani Kaiowá da aldeia Laranjeira Nhanderu, tendo sido conduta praticada, provavelmente, por algum indígena da própria aldeia, descontente com a construção da “casa de reza”, por ser de religião diversa. Não se pode descartar, ainda, a possibilidade de eventual incêndio por força maior, haja vista a existência de palhas secas nas paredes do local e diversos fumantes e fogos de artifício na noite do fato”, disse o delegado Guilherme Sarian, da delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante, ao site Rio Brilhante em Tempo Real.

Há suspeita que o incêndio foi provocado por ”pistoleiros” que também teriam invadido casas de indígenas e ameaçado moradores. Ainda segundo Sarian, o caso continua sendo apurado.