Cerca de 23 aviões e imóveis de luxo avaliados em cerca de R$ 40 milhões de uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas, na região da fronteira o Paraguai, foram apreendidos nesta quinta-feira (6) durante a deflagração da operação da Polícia Federal. Mandados são cumpridos em a 346 quilômetros de Campo Grande.

A Operação Cavok foi deflagrada a manhã desta quinta-feira (6) para desarticular economicamente uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas atuante na fronteira Brasil/ Paraguai. São cumpridos 21 mandados de busca e apreensão. Foram cumpridos também dois mandados de preventiva, um em e um em Ponta Porã, onde ainda foi efetuada uma prisão em flagrante por posse de arma.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Porã e englobam ainda o sequestro de 23 aeronaves de pequeno porte, que eram usadas pelo grupo para o transporte das drogas a partir dos países vizinhos, além de três imóveis rurais e um de apartamento de luxo, todos localizados no Estado de Goiás e se encontram avaliados em aproximadamente R$ 40 milhões.

Investigações

Durante as investigações foi interceptada pela Polícia Nacional Paraguaia, em novembro de 2019 na região rural conhecida como Fortuna Guazú uma aeronave transportando cerca de 130 quilos de cocaína. O investigado que pilotava a aeronave utilizada no transporte da droga conseguiu se evadir da ação policial.

A investigação também contou com a colaboração do Integrado de Operações de Fronteira de Foz do Iguaçu, Paraná e da Receita Federal do Brasil, por meio do Núcleo de Pesquisa e Investigação de Campo Grande, e da ANAC, além da Polícia Nacional Paraguaia e do Ministério Público do Paraguai.

Nome da Operação

A sigla Cavok (Ceiling and Visibility OK) é utilizada no meio aeronáutico para definir situação em que há boas condições de teto e visibilidade, ou seja boas condições de voo.