Pular para o conteúdo
Polícia

‘Peça-chave’ da Omertà é alvo da Operação E$quema S por lavagem de dinheiro e peculato

Alvo da Operação E$quema S, um desdobramento da Lava Jato realizada nesta quarta-feira (9), o advogado Antônio Augusto de Souza Coelho é citado na denúncia da Omertà. Isso porque a amizade entre ele e o capitão reformado Paulo Roberto Xavier motivado a execução do filho do militar, por engano, em abril de 2019. Conforme a […]
Arquivo -

Alvo da Operação E$quema S, um desdobramento da Lava Jato realizada nesta quarta-feira (9), o advogado Antônio Augusto de Souza Coelho é citado na denúncia da Omertà. Isso porque a amizade entre ele e o capitão reformado Paulo Roberto Xavier motivado a execução do filho do militar, por engano, em abril de 2019.

Conforme a denúncia do MPF (Ministério Público Federal), o escritório de advocacia de Antônio recebeu valores milionários da (Federação do Comércio) do . Isso, configurando por 6 vezes o crime de lavagem de dinheiro e 5 vezes peculato, tornando o advogado alvo da operação da Polícia Federal.

Assim, foi apontado que Antônio havia sido contratado pelo chamado ‘Núcleo Duro’ da organização criminosa. Ainda segundo a denúncia, o grupo integrado por advogados desviava os valores tanto da Fecomércio quanto do Sistema S ( e Sesc do Rio de Janeiro).

Com isso, foram mais de R$ 151 milhões desviados pela organização criminosa. Assim, foram 26 denunciados no total. Citado nos autos das 510 páginas da denúncia, Antônio teria recebido, junto com outros dois escritórios, R$ 83 milhões. Estes valores teriam sido recebidos a pretexto de serviços jurídicos que não foram prestados.

Citado na Omertà

Logo na primeira fase da Operação Omertà, o nome de Antônio Augusto surge como uma das peças-chaves na investigação da morte de Matheus Coutinho Xavier. Isso porque o advogado foi procurador da AFUPM (Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial), quando teria feito negócios com a família Name.

No entanto, os negócios não foram bem e a família teria sido prejudicada financeiramente. Isso acabou gerando um sentimento de rivalidade com o advogado, que mais tarde veio a ganhar proximidade de Paulo Xavier. Este, por sua vez, já tinha prestado serviços à família Name anteriormente.

Ainda conforme o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao ), PX passou a prestar serviços a Antônio Augusto, deixando de atender à família Name, o que teria gerado uma revolta e sentimento de traição. Assim teria surgido a ordem de execução a Paulo Xavier que, mais tarde, viria a resultar na morte do filho dele por engano.

Em nota, a Advocacia Gonçalves Coelho e Antonio Augusto de Souza Coelho afirma que comprovarão a improcedência das acusações quando lhes for dada oportunidade de defesa. ‘O escritório colabora com as autoridades para o esclarecimento dos fatos e reforça sua confiança na Justiça brasileira’, diz.

(Matéria editada dia 16 de setembro de 2020 para acréscimo de posicionamento do escritório de advocacia, encaminhado nesta data). 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vox Veritatis

Tênis de mesa: Calderano vence de virada e vai às oitavas do Mundial

Campo Grande sediará Congresso Autismo Sem Fronteira no próximo sábado

20 clubes que apoiaram presidente da FPF contra Xaud anunciam ausência na eleição da CBF

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Desembargador aposentado do TJMS, Hamilton Carli, morre aos 82 anos

Últimas Notícias

Polícia

Criança de 3 anos é encontrada com cicatrizes e ferimentos no corpo e mãe acaba presa em MS

A criança estava em situação precária de higiene

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

A Força Aérea Brasileira tem perdido excelentes profissionais para a aviação comercial do Brasil e exterior

A FAB registrou 88 baixas de pilotos  em apenas dois anos

Bastidores

[ BASTIDORES ] Pedágio sobe e duplicação cai…

Vereadora apontou dobradinha de 'problemas': BR-163 da CCR e superlotação dos ônibus do Consórcio

Trânsito

Ciclista atingido por carreta foi arrastado por 100 metros em rodovia

O ciclista ficou preso nos eixos das rodas do caminhão