Pular para o conteúdo
Polícia

PCC é investigado por usar criptomoedas para lavar dinheiro do tráfico

O PCC (Primeiro Comando da Capital) é investigado pelo uso de criptomoedas ( para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. A facção disputa com grupos rivais o domínio de produção e despacho de maconha a partir da fronteira com o Paraguai, tendo Mato Grosso do Sul como uma das principais rotas. Além disso, trafica […]
Arquivo -

O PCC (Primeiro Comando da Capital) é investigado pelo uso de criptomoedas ( para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. A facção disputa com grupos rivais o domínio de produção e despacho de a partir da fronteira com o Paraguai, tendo Mato Grosso do Sul como uma das principais rotas. Além disso, trafica outros entorpecentes como cocaína e aposta na distribuição de armas de fogo de grosso calibre.

As investigações serão conduzidas pela 4ª Vara Criminal de Campinas (SP), declarada competente pelo ministro Felix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). No procedimento é analisado inquérito policial contra uma mulher acusada de lavagem de dinheiro por meio do mercado de criptomoedas, em operação com recursos oriundos do tráfico de drogas. 

Ela tem um irmão que integra de traficantes ligada ao PCC. O ministro precisou intervir depois que a vara criminal estadual entendeu que os fatos em apuração estariam relacionados à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e a economia popular. 

Por isso, caberia à conduzir o processo. Entretanto, a Justiça Federal devolveu o caso à vara estadual por considerar que não haveria, em tese, cometimento de nenhum delito contra o Sistema Financeiro Nacional ou contra o mercado de capitais.

Relator do conflito de competência, o ministro Felix Fischer lembrou que a Terceira Seção firmou entendimento no sentido de que as criptomoedas não são caracterizadas pelo Banco Central como moeda, tampouco são consideradas valor mobiliário pela Comissão de Valores Mobiliários.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)