O pastor e pecuarista de 44 anos que manteve a esposa em cárcere privado e ainda a agrediu nesta quinta-feira (12), já foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, em abril de 2019. Na ocasião, ele foi solto após pagamento de fiança. O pastor foi preso nesta tarde em , após manter a esposa por cerca de duas horas, sob ameaças de morte. A polícia tentou negociar com ele, mas precisou invadir a residência para resgatar a mulher.

Em abril de 2019, o Ministério Público fez a denúncia e pediu a condenação pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, porém o processo ainda está em andamento. O pastor – que terá a identificação preservada -, seguia com um amigo de carro, quando foram abordados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Rio Brilhante, a 158 quilômetros da Capital.

Ao ser questionado, ele confessou que carregava uma pistola Taurus, calibre 38, acompanhada de 16 munições. A arma estava escondida no porta-luvas do veículo. À polícia, ele informou que teria posse da arma e costumava levá-la para seu sítio em Nova Alvorada do Sul.

Entenda

O pastor foi preso nesta quinta-feira. Ele mantinha a esposa em cárcere na residência localizada na Rua Cláudia, bairro Giocondo Orsi, em Campo Grande, sob ameaças de morte. Como ele não cedeu depois de duas horas de negociações, policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) tiveram que invadir o local e resgataram a vítima.

Segundo Wilmar Fernandes, comandante do Bope, os militares usaram táticas não letais para imobilizar o homem que portava objeto cortante e mantinha a vítima encarcerada em um dos quartos. Quando os policiais entraram, ele não ofereceu resistência. “Tentamos negociar por cerca de duas horas, mas vendo que não haveria acordo, decidimos agir”, explicou ele, afirmando que a vítima corria sério risco. “Ele parecia estar determinado [a matá-la]”.

Informações de familiares apontam que a casa onde os fatos ocorreram é da mulher que, depois de ficar viúva, passou a conviver com o pastor, considerado ‘oportunista'. Durante a madrugada, eles tiveram uma discussão e o desentendimento se agravou. O pastor fez uma live nas redes sociais cortando o cabelo da vítima e a ameaçando com uma tesoura. Amigos visualizaram a publicação e acionaram a polícia.

Além do Bope, também estiveram no local outras unidades da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque, bem como a Polícia Civil, com o GOI (Grupo de Operações e Investigações) e o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a a Bancos, Assaltos e Sequestros). O esteve no local para auxiliar no atendimento.

A vítima foi socorrida com algumas escoriações e foi encaminhada para atendimento médico. Ela também será submetida a exame de corpo de delito. O homem, por sua vez, foi encaminhado para a delegacia. Familiares no local ressaltaram ainda que a vítima estava, de fato, com o cabelo cortado.

A Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) informou que já recebeu prints dos vídeos da live em que o pastor expôs agressões contra a mulher. De acordo com a delegada Sueyli Araújo, o homem deve responder inicialmente pelos crimes de cárcere privado, lesão corporal, ameaça e também por expor nudez.