Pular para o conteúdo
Polícia

Operação contra lideranças do PCC nos presídios cumpre mandados em MS

Na manhã desta terça-feira (25), a Polícia Federal realiza a Operação Expurgo, que cumpre 37 mandados em 6 estados, entre eles Mato Grosso do Sul. As ações agem sobre lideranças do PCC (Primeiro Comando da Capital),  que atua de dentro dos presídios e tentava expandia a atuação no Rio de Janeiro. Conforme a Polícia Federal, […]
Arquivo -

Na manhã desta terça-feira (25), a realiza a Operação Expurgo, que cumpre 37 mandados em 6 estados, entre eles . As ações agem sobre lideranças do PCC (Primeiro Comando da Capital),  que atua de dentro dos presídios e tentava expandia a atuação no .

Conforme a Polícia Federal, são 27 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão. Destes, 3 mandados de prisão são cumpridos em Mato Grosso do Sul. Além disso, também há ações no Rio de Janeiro, , Minas Gerais, e Pará.

Também segundo a PF, os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Bangu (RJ). Isso após investigação sobre as atividades criminosas de lideranças e dos principais integrantes de uma facção criminosa.

Tentativa de expansão

A partir das investigações, que iniciaram em dezembro de 2018, a PF identificou que as lideranças do PCC tentavam expandir a atuação no Rio de Janeiro. Ainda foi apurado que a facção tentava fazer a aproximação em parceria com outras facções já atuantes no estado.

Então, as diligências identificaram que os líderes que, mesmo já presos, desempenhavam a “gestão criminosa” de dentro das unidades prisionais. Com isso eles replicavam ordens e tomavam decisões, a exemplo dos chamados “salves” dados pela cúpula da organização.

Ainda para a PF, a rede criminosa se mostrou estruturada e organizada com base na hierarquia e disciplina, regidas por ”Estatuto” e “Dicionário Disciplinar” próprios. Assim eles estabeleciam condutas, protocolos a serem seguidos e até a aplicação de sanções em caso de descumprimento das determinações.

Também foi identificado que a comunicação do PCC era facilitada pelo uso de aplicativos e orientava a divisão de tarefas. Isso permitia a definição de atividades diárias, a realização de debates e a tomada de decisão. Bem como a difusão de diretrizes a serem adotadas pelos membros e o monitoramento das atividades das forças de segurança estaduais.

Além do crime de integrar organização criminosa, os presos serão autuados pelos crimes de tráfico de drogas e armas. O nome da Operação faz referência ao movimento da Polícia Federal de desfazer a estrutura da organização criminosa, evitando a sua expansão e domínio no estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Para o filho do ex-presidente, missão “está fadada ao fracasso”

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas