A partir de Instrução Normativa Publicada no de sexta-feira (24), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) permite ao cidadão que, a partir do próximo dia 3 de agosto, seja possível iniciar protocolos a partir da internet. Ele os serviços disponíveis e que até então só poderiam ser feitos pelos , constam recurso de multa e identificação de condutor infrator.

Também é possível solicitar defesa de autuação e solicitar cópias de processos ou documentos. Todos poderão ser acessados 24h por dia. Futuramente, outros serviços também devem ser disponibilizados. O interessado deverá previamente fazer um cadastro no Sistema Eletrônico de Informações. Após este ser validado, o usuário poderá acessar o sistema e fazer a petição, anexando documentos e imagens necessários. 

Ao término, é gerado um recibo comprovando o peticionamento. De acordo com o Diretor-Geral da PRF, Eduardo Aggio, a desburocratização dos serviços é uma das diretrizes da nova gestão, que buscará oferecer um serviço público de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão. “Esse segundo ano rumo ao centenário será marcado por uma transformação digital e o peticionamento eletrônico é o primeiro passo para a prestação de serviços cada vez mais de excelência à sociedade”, disse. “O objetivo é abandonar o papel e, num futuro próximo, transformar a PRF em uma polícia 100% digital”, concluiu.

O desse processo de mudança está descrito no Plano de Transformação Digital da PRF, assinado pelo Diretor-Geral durante a solenidade de comemoração aos 92 anos da instituição realizada na última sexta, na sede do órgão, em Brasília. O Plano prevê uma agenda de migração de diversos serviços para plataformas digitais até junho do próximo ano. Além do peticionamento eletrônico, o documento prevê ainda a disponibilização de outros serviços ao cidadão, criação de aplicativo (App) e unificação de canais digitais.

O sistema para o peticionamento eletrônico poderá ser acessado AQUI ou por meio do endereço https://sei.prf.gov.br/acessoexterno