O motim iniciado na noite desta terça-feira (22) no Presídio Fechado da , em teria começado depois da reclamação dos detentos sobre a qualidade da comida servida no jantar. Um dos presos acabou ferido com balas de borracha recebendo atendimento médico.

Informações passadas pela (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) são de que o motim começou no pavilhão 1 quando os presos por volta das 18h30 desta terça (22) começaram um ‘bate grades' reclamando que a quantidade de comida servida no jantar era pouca.

A porta de uma das celas acabou danificada pelos detentos. O Cope (Comando de Operações Penitenciárias) junto de equipes da penitenciária fizeram a retirada dos presos alojando eles em outra cela. Mas, durante a retirada um deles tentou reagir e acabou ferido na coxa com uma bala de borracha.

O preso ferido foi levado para atendimento médico e depois levado de volta para o presídio. Um procedimento administrativo interno foi instaurado para apurar os fatos, segundo a Agepen.

A empresa fornecedora da alimentação aos presos já foi notificada e as portas danificadas da cela passarão por reparos ainda nesta quarta-feira (23). Em relação arma de fogo usada, uma carabina, a Agepen disse que não ocorreu disparo de arma de fogo nenhum.

Motim

O motim teve início por volta das 18h30 da noite desta terça (22) quando os presos em sua totalidade da cela 21 do pavilhão 1 começaram a quebrar o local. Quando os policiais penais chegaram para fazer a contenção dos detentos foram ameaçados, “Vocês vão morrer, vou matar vocês”, teria dito um deles.

Os presos tentaram fugir da Gameleira, quando começou a verbalização dos policiais penais para que voltassem para a cela, mas não obedeceram e foi necessário o uso de balas de borracha contra os detentos, sendo que um deles acabou ferido. Também foi usado pelos policiais arma de fogo. Não foi possível identificar o que acabou ferido, segundo o boletim de ocorrência.