Pular para o conteúdo
Polícia

Mesmo alegando doença grave, Fahd Jamil tem pedido de prisão domiciliar negado

Na última quinta-feira (17), foi publicada decisão sobre pedido de prisão domiciliar para Fahd Jamil, morador na região de fronteira e alvo de algumas fases da Operação Omertà. Mesmo com os mandados de prisão em aberto, foi feito pedido para que ele cumprisse a detenção em casa. A decisão é do juiz Olivar Augusto Roberto […]
Arquivo -

Na última quinta-feira (17), foi publicada decisão sobre pedido de prisão domiciliar para Fahd Jamil, morador na região de fronteira e alvo de algumas fases da Operação Omertà. Mesmo com os mandados de prisão em aberto, foi feito pedido para que ele cumprisse a detenção em casa.

A decisão é do juiz Olivar Augusto Roberto Coneglian, que pontua que a prisão preventiva de Fahd se deu pelos crimes de integrar organização criminosa, comércio ilegal de armas de fogo, corrupção ativa e obstrução à justiça. Ainda que até hoje não foi possível cumprir o mandado de prisão, já que o réu está em local incerto e não sabido.

O primeiro mandado contra ele seria cumprido em 18 de junho deste ano. No entanto, quando a polícia chegou ao local, a casa estava vazia. O magistrado ainda afirma na decisão que outro pedido também para prisão domiciliar já foi negado anteriormente e não há fatos novos desde então.

A defesa pontuou que o réu tem doença respiratória grave e precisa utilizar um aparelho concentrador de oxigênio. Com isso foi solicitada à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) uma lista de presídios que possuem atendimento médico. Foram pontuados a Máxima em , também o presídio da Gameleira, o Instituto Penal, Presídio de Trânsito e Centro de Triagem.

Também conforme o magistrado, o réu ainda não foi analisado por médicos dos presídios, não sendo possível afirmar que não há condições de mantê-lo encarcerado. Com isso, o pedido de prisão domiciliar foi negado “por ser inadequada e insuficiente para garantir a ordem pública, mesmo diante do estado de calamidade existente”.

Omertà III – Armagedom

O objetivo da terceira fase da Omertà foi de desbaratar organização criminosa atuante em Mato Grosso do Sul, especialmente na região de fronteira, dedicada à prática dos mais variados crimes. Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), são crimes como tráfico de armas, homicídios, corrupção e lavagem de dinheiro.

Com isso, naquele dia 18 de junho foram cumpridos pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a a Banco, Assalto e Sequestro), com apoio do Batalhão de Choque, Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e GPA (Grupo de Policiamento Aéreo) 18 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de prisão temporária. Também houve 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, , Ivinhema e, com o apoio do Gaeco de São Paulo, em íbe.

Alvos da operação

Durante a ação foram presos Benevides Cândido Pereira, o Benê, o investigador da Polícia Civil Célio Rodrigues Monteiro, o Manga Rosa, Cinthya Name Belli, também policial civil Frederico Maldonado de Arruda, o Fred, Elvis Elir Camargo Lima, o ex-deputado estadual e conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de ) Jerson Domingos, Lucas Silva Costa, o Lukinhas, Lucimar Calixto Ribeiro, o Mazinho, o delegado da Polícia Civil Márcio Shiro Obara, Rogério Luis Phelippe e Rodrigo Betzkowski de Paula Leite, o Rodrigo Patron, todos estes alvos de Campo Grande.

Já em Ponta Porã foram alvos Fahd Jamil, o Fuad, o filho dele Flávio Correia Jamil Georges, o Flavinho, que não foram presos, Melciades Aldana, o Mariscal, Marco Monteoliva (que estaria agora em São Paulo) e Thyago Machado Abdulahad (que estaria em Ivinhema).  Enquanto os mandados de prisão temporária foram expedidos contra Davison Ferreira de Farias de Campos e Paulo Henrique Malaquias de Souza, em Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira