Preso integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) é suspeito de matar a facadas um rival do Clã Rotela, no Presídio Regional de Misiones, no . O crime teria ocorrido na tarde desta segunda-feira (20) e agrava a crise penitenciária instalada no país vizinho desde que 76 presos ligados ao PCC fugiram em Pedro Juan Caballero, deixando autoridades em alerta máximo na , na linha internacional com Mato Grosso do Sul.

De acordo com o jornal ABC Color, o morto foi identificado como Alexander Gabriel Benítez Alcaral. Ele foi atingido por cerca de 60 facadas em todo o corpo, chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de San Juan Bautista, mas não resistiu aos ferimentos. O ataque ocorreu no Pavilhão, onde chegou a iniciar motim no local.

Foi preciso intervenção da Polícia Nacional e das forças de controle de conflito de San Juan Bautista. Autoridades paraguaias se mobilizam para fortalecer a segurança em todas as unidades prisionais do país desde a fuga deste domingo. O objetivo é impedir novas ações das facções brasileiras que têm presença maciça, especialmente PCC e CV (Comando Vermelho).

Fuga

Por volta das 5 horas da madrugada deste domingo, detentos membros do PCC fugiram através de um túnel escavado de dentro da unidade até o lado de fora. Mais de 70 metros escavados, mais de 200 sacos de areia deixados em uma das celas da penitenciária e o fator mais questionado foi se nenhum agente penitenciário viu a fuga ou mesmo a escavação ou sequer suspeitou.