Maus-tratos: Rinha mantinha galos ‘imobilizados' dentro de gaiolas no Talismã
Equipes durante fiscalização no endereço do Jardim Talismã. Foto: Divulação

Rinha que funcionava na região do Jardim Talismã, em , mantinha galos em gaiolas minúsculas que mal tinham espaço para que eles pudessem se movimentar. O local foi descoberto durante ação realizada nesta quinta-feira (13), pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e Ibama (Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais Renováveis). O responsável foi multado em R$ 7 mil pelo crime de maus-tratos.

Conforme apurado, após denúncia as equipes foram ao local e encontraram o morador, um pedreiro de 41 anos que alegou que apenas criava os animais, mas que não tinha rinha. Os galos ficavam presos com restrição de movimentos, privação de luz e circulação de ar inadequada. Quatro deles tinham ferimentos na crista e peito, bem como todas as aves encontradas apresentavam mutilações das esporas, que foram arrancadas.

Lá também foi encontrada em cativeiro uma da espécie maracanã. As gaiolas foram apreendidas, juntamente com os animais, e o infrator responderá por de maus-tratos, com pena prevista de três meses a um ano de detenção, e por manter animal silvestre em cativeiro, cuja pena prevista é de seis meses a um ano de detenção. A PMA lavrou auto de infração e aplicou multa de R$ 7 mil.