Pular para o conteúdo
Polícia

Marcado para dia 19 julgamento de oficial da PM que matou marido a tiros

No próximo dia 19 de junho vai a júri popular, em Campo Grande, a tenente-coronel da Polícia Militar Itamara Romeiro Nogueira que matou o marido, também PM, Valdeni Lopes Nogueira, de 45 anos, em julho de 2016. O júri acontece quatro anos depois do crime. O julgamento foi marcado nesta segunda-feira (1º), no Tribunal do […]
Arquivo -

No próximo dia 19 de junho vai a popular, em , a tenente-coronel da Polícia Militar Itamara Romeiro Nogueira que matou o marido, também PM, Valdeni Lopes Nogueira, de 45 anos, em julho de 2016. O júri acontece quatro anos depois do crime.

O julgamento foi marcado nesta segunda-feira (1º), no Tribunal do Júri, no dia 19 de junho às 8 horas da manhã. A decisão foi assinada pelo juiz Aluízio Pereira dos Santos, juiz da 2º Vara do Tribunal do Júri. Anteriormente, a defesa havia tentado a absolvição sumária junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), mas teve o agravo negado pelo tribunal.

Em novembro de 2019, Itamara foi reformada administrativamente, o que significaria uma compulsória. Ela foi julgada por três coronéis do Conselho da Polícia Militar, que parcialmente chegaram a conclusão depois de analisar os 27 anos da carreira de Itamara, a dinâmica dos fatos e os relatos de testemunhas, que a tenente deveria ser reformada administrativamente, não podendo mais voltar as suas funções, diferente da reserva em que o oficial pode voltar.

A defesa tentou com vários recursos junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) e também ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que a oficial fosse absolvida sumariamente sem que passasse por um julgamento, alegando legítima defesa, o que foi negado.

No dia do crime, Itamara foi presa em flagrante, mas acabou liberada logo em seguida e desde então responde o processo em liberdade.

Relembre o caso

Durante uma briga, a tenente-coronel teria efetuado dois disparos contra o marido. O major Nogueira chegou a ser levado para a Santa Casa com um ferimento do tórax, mas não resistiu. Em dezembro de 2016 a Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o e comprovou a versão apresentada por Itamara, a de legitima defesa.

Para a polícia, a policial, que chegou a participar de uma reconstituição do crime, afirmou que estava sendo agredida pelo marido e que no momento em que ele saiu para buscar a arma no carro, ela reagiu. No dia do crime, Itamara foi presa em flagrante, mas acabou liberada logo em seguida e desde então responde o processo em liberdade. A primeira audiência sobre o caso aconteceu no dia 3 de outubro de 2017, às 13h30. Dez testemunhas de acusação foram ouvidas. A segunda audiência aconteceu no dia 21 de novembro de 2017, e a própria Itamara e outras nove testemunhas, essas de defesa, prestaram depoimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Guerra comercial: China acelera compras da soja brasileira

Familiares de homem morto após ameaçar policiais com machado alegam diagnóstico de esquizofrenia

Semed nega agressão de professora e diz que criança foi picada por inseto

Influenciador que teve caminhonete apreendida brinca ao dirigir pela Afonso Pena: “Avenida mais famosa do Brasil”

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Sem escoamento adequado, moradores têm quintais invadidos por enxurrada na Vila Bordon

Últimas Notícias

Esportes

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Evento ocorre no domingo (13) no Ginásio da Unigran Capital

Cotidiano

Com previsão de 13,5 mil toneladas e colheita em 96%, soja de MS desponta com taxação de Trump

Em embate tarifário com os EUA, China anunciou aumento na aquisição da soja brasileira

Mundo

Dólar fecha em queda em dia de refresco para divisas emergentes, mas sobe 0,61% na semana

Retaliação da China aos EUA influencia investidores a abandonaram a moeda norte-americana

Geral

Realidade Virtual: O Futuro do Entretenimento

A tecnologia está rapidamente transformando a maneira como interagimos com nosso entorno, e a realidade virtual (RV) é uma das inovações mais empolgantes nesse campo