Foi marcado para o dia 30 de junho o julgamento por videoconferência de Ivan Aliffer Albuquerque, acusado de matar a tiros o garoto de 11 anos, Luís Otávio Santana de Lima, em a 70 quilômetros, em junho de 2019. A defesa na época alegou insanidade mental.

A instrução e julgamento de Ivan foi determinada na última sexta-feira (5) pelo juiz de direito Cláudio Pareja para que seja realizado por videoconferência e no dia 30 de junho às 14 horas. Ivan está preso no (Instituto Penal de ).

Em outubro de 2019, a defesa entrou com pedido para que fossem feitos exames em Ivan que em 2010 já teria um parecer de um médico psiquiatra da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de que o reú teria transtorno neuropsiquiátrico crônico incurável. Segundo a defesa do réu, a morte teria sido uma fatalidade em razão do certo desequilíbrio mental do acusado. Ainda de acordo com a defesa, o acusado afirmou que apesar da brincadeira idiota antes do momento fatídico, não tinha e não teve a intenção de ceifar a vida da vítima.

Em julho, o MPMS (Ministério Público de ) denunciou Ivan que foi enquadrado no crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar. Em 2018, Ivan havia sido denunciado pela mãe de Luís Otávio por .

O crime

Ivan teria assassinado o garoto após ter convidado a mãe e o outro irmão para fazerem um passeio para caçar jacaré em uma fazenda. Entretanto, em determinado momento na volta para à residência, o autor teria pedido para a criança ajoelhar e rezar o “Pai Nosso” e ao final da oração, o criminoso teria chamado as crianças de vagabundas.