Pular para o conteúdo
Polícia

Mantida condenação de homem que estuprou enteadas de 10 e 12 anos

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) mantiveram condenação de um homem acusado de estuprar e molestar duas enteadas em fazenda no interior do estado. Os magistrados da 1ª Câmara Criminal, por unanimidade, deram parcial provimento ao recurso pelo réu condenado a 10 anos e oito meses de reclusão, e a 15 […]
Arquivo -

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) mantiveram condenação de um homem acusado de estuprar e molestar duas enteadas em fazenda no interior do estado. Os magistrados da 1ª Câmara Criminal, por unanimidade, deram parcial provimento ao recurso pelo réu condenado a 10 anos e oito meses de reclusão, e a 15 dias de prisão simples, em regime inicial fechado. 

A defesa requereu que fosse reconhecida a prescrição retroativa quanto à contravenção penal do crime de ato libidinoso, com a consequente extinção da punibilidade. Buscou ainda a reforma da sentença para absolvição do crime de conjunção carnal com menor de 14 anos, diante da insuficiência de provas para embasar o decreto condenatório. A Procuradoria-Geral de Justiça manifestou-se para que fosse reconhecida a prescrição do ato libidinoso, devendo manter-se os demais termos da sentença.

De acordo com o processo, no dia 15 de março de 2016, o disque recebeu denúncia de que duas menores estariam sendo vítimas de abusos sexuais em uma fazenda. A equipe do foi até a propriedade e conversou com as meninas. A primeira vítima, com 12 anos na época, relatou que tudo começou quando o réu pediu ajuda a ela para que levassem juntos alguns restos de do rio. 

Ao chegarem no local, o acusado mostrou um vídeo pornográfico para ela e perguntou se a garota não queria fazer o mesmo. Diante da negativa, o réu a estuprou, ameaçando-a de morte caso contasse o ocorrido para alguém. A segunda vítima, com 10 anos na época, disse ter presenciado o réu beijando a irmã em um quarto e, ao ser vista, o acusado perguntou a ela se queria ser beijada por ele. Ela recusou, mas foi beijada à força.

Para o relator do processo, juiz substituto em 2º Grau Lúcio Raimundo da Silveira, a prescrição da pretensão punitiva, na modalidade retroativa, considera a pena concretamente aplicada quando não há recurso da acusação e, apesar de reconhecida após o trânsito em julgado da sentença para a acusação, tem por termo inicial a data anterior à da publicação da sentença e isso significa que o prazo deve ser contado retroativamente, com base na pena efetivamente aplicada.

 “Entre o recebimento da denúncia e a prolação da sentença, transcorreram mais de três anos, lapso temporal superior ao exigido no art. 109, inciso VI, do Código Penal, operando-se a prescrição da pretensão punitiva estatal, na modalidade retroativa”, observou o relator, declarando extinta a punibilidade do acusado.

Quanto ao pedido de absolvição, o magistrado destacou que a materialidade do delito ficou comprovada pelo boletim de ocorrência, pelo relatório psicossocial, pelo laudo pericial e pelo depoimento das vítimas e testemunhas. “Ante o exposto, reconheço a prescrição da pretensão punitiva, na modalidade retroativa, e declaro extinta a punibilidade pelo ato libidinoso – crime previsto no art. 65 do Decreto-Lei 3688/1941, mantendo-se a sentença nos demais termos”, concluiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

vander iof

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Nelson Cintra (Henrique Arakaki

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Últimas Notícias

Cotidiano

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Interessadas em acompanhar os debates devem fazer a inscrição no evento gratuitamente

Mundo

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Após chegar na costeira, o Tufão Whipa enfraqueceu e se tornou uma tempestade severa

Emprego e Concurso

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de concurso com salário até R$ 41,8 mil

Inscrições começam nesta quarta-feira (23)

Sem Categoria

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

A ação será realizada em sete unidades da ESF, além de um drive-thru do ginásio poliesportivo