Durante cinco dias da operação Nova Aliança, deflagrada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), cerca de 300 toneladas de maconha foram destruídas no Paraguai, fronteira de Ponta Porã, a 316 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o site Porã News, foram mais de US$ 10,5 milhões de prejuízo ao tráfico de drogas internacional. Conforme a imprensa paraguaia, a fiscalização aconteceu em Amambai, onde trabalhadores foram encontrados cultivando as plantações de maconha. Muitos estavam em estado precário de trabalho.

A Polícia Federal continua a fiscalização com apoio de helicópteros e agentes. Foram apreendidas e destruídas 95 hectares de plantações de maconha, 70 campos de narcotraficantes usados ​​como bases de operações de cultivo e processamento da droga. Também foram encontrados e eliminados, 67.438 quilos do entorpecente já pronto, que estavam nos acampamentos.
A polícia estima que 352 toneladas da droga foram retiradas de circulação e deve impactar o mercado clandestino. A operação continua nos próximos dias em áreas investigadas em Amambai.