Pular para o conteúdo
Polícia

Liderança do PCC em MS tenta usar ‘pacote anticrime’ para ganhar liberdade

Nesta segunda-feira (23), foi publicada no Diário da Justiça a negativa de pedido de habeas corpus a Márcio de Oliveira Ferreira, o Lewandowski. Ele é apontado como uma das lideranças do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Mato Grosso do Sul e responde por organização criminosa e tráfico de drogas. No pedido, é usado o […]
Arquivo -

Nesta segunda-feira (23), foi publicada no Diário da Justiça a negativa de pedido de habeas corpus a Márcio de Oliveira Ferreira, o Lewandowski. Ele é apontado como uma das lideranças do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Mato Grosso do Sul e responde por organização criminosa e tráfico de drogas.

No pedido, é usado o ‘pacote anticrime’, alegando excesso de prazo e constrangimento ilegal. No entanto, na decisão os juízes da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, de , negaram o pedido de habeas corpus. Conforme a defesa, o réu estaria preso injustamente, mas no inquérito há provas de que o detento seria um dos líderes da .

Para os magistrados, a prisão preventiva não deve ser modificada para medida cautelar, uma vez que há necessidade de se manter a prisão. Isso porque o réu é integrante do PCC, organização caracterizada pela violência e uso de armas de fogo e que se autofinancia pela prática de crimes como tráfico, roubos e furtos.

Além disso foi comprovado que a dilação temporal da instrução aconteceu porque o processo inclui réus presos em diversas partes do país, totalizando 28 réus presos. A princípio os integrantes da facção alvos da seriam do interior de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Liderança do PCC

Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Márcio é conhecido como Lewandowski. As investigações apontam que pelo menos até 24 de maio de 2018, ele ocupava cargo de liderança no chamado ‘núcleo geral de MS’. Além dele, também integravam o núcleo Antônio Marcos dos Anjos Silva, o Da Leste, Anderson Artur Pereira, o Sem Acordo, Magno Aparecido Quinteiro e Thiago dos Santos Barbosa.

Ainda conforme a denúncia, tal núcleo e formado por 5 ou mais pessoas e está no topo da estrutura de pirâmide do PCC. Este núcleo é o responsável por atribuir e transmitir informações e ordens sobre práticas de crimes, além de normatizar condutas e controlar e disciplinar os integrantes.

Ou seja, todas as ordens da facção partem deste núcleo em específico, formado a princípio por detentos. Durante as investigações foi afastado sigilo telefônico dos acusados e várias conversas entre Márcio e outros integrantes da facção comprovavam o posto de liderança assumido por ele.

Como exemplo, em conversas ele chegou a confirmar a execução de um em , bem como passou a outros integrantes um quantitativo exato de faccionados do PCC, dentro e fora dos presídios e de acordo com cada função. No total, na época eram 1.258 integrantes da facção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dia nacional

Comitê Olímpico dos EUA acata ordem de Trump e veta mulheres trans em competições femininas

deam

Prefeitura de Campo Grande abre licitação para revitalizar Casa da Mulher Brasileira

Aeroporto de Dourados se prepara para retomar voos comerciais em setembro

Maior traficante de cocaína de Nova Andradina e região é preso

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

superfaturamento

PF cumpre mandado em Campo Grande em operação por desvios de R$ 1,3 milhão do Dsei de MT

incêndio

Mais um: incêndio atinge vegetação no Jardim Aquarius

Últimas Notícias

Polícia

Polícia prende trio acusado de roubo, sequestro e extorsão de casal na fronteira com MS

A polícia recuperou parte do dinheiro roubado e apreendeu armas de fogo, entorpecentes e um fuzil

Polícia

Dois são presos com contrabando de cigarros na MS-060 em Sidrolândia

Além dos cigarros, no carro estavam óculos e bolas de pneus

Sem Categoria

Velório de Preta Gil terá cortejo em trio elétrico? Equipe esclarece ‘polêmica’

Antes de morrer, Preta Gil chegou a afirmar que gostaria de um cortejo em trio elétrico em seu velório; assessoria deu detalhes da despedida

Cotidiano

Emha divulga lista de habilitados ao sorteio da Vila dos Idosos; confira

Ao todo, 934 candidatos estão habilitados para disputar os 40 apartamentos da Vila dos Idosos