Pular para o conteúdo
Polícia

Juiz libera transferência de ex-policiais presos na Omertà para cela especial da Gameleira

Foi decidido nesta quinta-feira (1º) pelo juiz de direito e substituto legal, Mário José Esbalqueiro Júnior, que os policiais civis Vladenilson Daniel Olmedo, conhecido como Vlad, e Márcio Cavalcanti da Silva presos desde setembro de 2019, quando da deflagração da Operação Omertà devam ocupar uma cela especial da Gameleira, em Campo Grande. Na mesma decisão, […]
Arquivo -

Foi decidido nesta quinta-feira (1º) pelo juiz de direito e substituto legal, Mário José Esbalqueiro Júnior, que os policiais civis Vladenilson Daniel Olmedo, conhecido como Vlad, e Márcio Cavalcanti da Silva presos desde setembro de 2019, quando da deflagração da Operação Omertà devam ocupar uma cela especial da Gameleira, em .

Na mesma decisão, o juiz ainda afirma que o empresário Jamil Name e seu filho devam continuar custodiados na Penitenciária Federal de Mossoró. Na decisão é argumentado a atuação violenta e estruturada do grupo. Ainda é lembrado, que agentes penais interceptaram anotações entre pai e filho, presos no local, de atentados contra autoridades estaduais, além de ameaças a testemunhas.

O juiz ainda pondera, ‘estamos diante de um caso grave e complexo’. Em relação a inclusão dos Names no sistema federal foi baseada na “falta de estrutura local, com provocação das forças policiais e do MPE, somando-se ao relatório de inteligência sobre a trama para a manutenção da prática de crimes”.

Desde a sua inclusão no sistema penitenciário federal, a defesa de Vlad tenta trazer de volta o policial para Campo Grande, afirmando que ele é policial aposentado, o que lhe garante prisão especial em unidade própria, sendo que a prisão em unidade especial se dá pelo fato da profissão do policial que ao longo do tempo colecionou uma série de inimizades e desafetos sofrendo ameaças, inclusive, de membros de organizações criminosas que possuem forte atuação dentro e fora do sistema prisional.

A defesa de Name também tenta reiteradamente trazer de volta para a Capital, o empresário. Jamil teve sua prisão preventiva decretada pelo juiz da 7ª Vara Criminal de de Campo Grande, em meio à Operação Omertà. A pedido do MPF (Ministério Público Federal), foi transferido em outubro de 2019 para para um presídio estadual e, dias depois, para o Regime Disciplinar Diferenciado do Presídio Federal de Mossoró.

Primeira fase da Omertà

O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e o (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao ), com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande e .

A ação levou a prisão de policiais civis, guardas municipais, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Bets? Projeto mira máquinas de ursinhos

Bastidores também aborda comitiva com senadores de MS aos EUA e CPI do Consórcio Guaicurus

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial realiza mapeamento inédito da bioindústria na Amazônia Legal

São cerca de 11 mil empreendimentos associados à sociobiodiversidade na região

Trânsito

Motociclista morre ao bater na traseira de caminhão parado em rodovia da fronteira de MS

Caminhoneiro fez teste do bafômetro que deu negativo

Polícia

Briga de família acaba com idoso esfaqueado e espancado a pauladas em Campo Grande

Autor fugiu e não foi localizado