Pular para o conteúdo
Polícia

Imagens estarrecedoras: OAB-MS emite nota de repúdio e pede afastamento de PM agressor

Neste domingo (22), a OAB-MS (Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) emitiu nota de repúdio após ser revelado o episódio em que um policial militar agride uma mulher algemada. O caso aconteceu em setembro, em Bonito, cidade a 300 quilômetros de Campo Grande, e agora imagens do fato foram […]
Arquivo -

Neste domingo (22), a (Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em ) emitiu nota de repúdio após ser revelado o episódio em que um policial militar agride uma mulher algemada. O caso aconteceu em setembro, em , cidade a 300 quilômetros de , e agora imagens do fato foram divulgadas.

Na nota, a entidade afirma que tomou conhecimento dos fatos através da imprensa, pela divulgação das notícias com o vídeo das agressões. Com isso, a OAB-MS diz que repudia do ato cometido pelo oficial “que teria o dever de zelar pela segurança das pessoas, inclusive custodiadas como era o caso da mulher algemada dentro de um Órgão Público, e não partir para uma violenta agressão, sob qualquer pretexto que se possa alegar”.

Também é chamada de estarrecedora a imagem da agressão, que teria mostrado “que a violência advinda de onde se espera justamente a proteção, se traduz em banalização e o despreparo do agente para o exercício de uma das funções mais relevantes de Estado que é garantir a proteção e segurança das pessoas”.

Por fim, a entidade afirma que o episódio deve ser apurado, inclusive com afastamento das funções do militar.

Confira a nota na íntegra

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul, conjuntamente com a Subseção de Bonito, ao tomarem conhecimento pela imprensa, nesta data (22/11/2020), da divulgação de um vídeo onde uma mulher algemada foi violentamente espancada pelo 2º Tenente e Comandante da em Bodoquena, em 26 de setembro de 2020, na cidade de Bonito, vem a público repudiar o ato perpetrado pelo agente público, que teria o dever de zelar pela segurança das pessoas, inclusive custodiadas como era o caso da mulher algemada dentro de um Órgão Público, e não partir para uma violenta agressão, sob qualquer pretexto que se possa alegar.

As imagens são estarrecedoras, fortes e somente corroboram, infelizmente, que a violência advinda de onde se espera justamente a proteção, se traduz em banalização e o despreparo do agente para o exercício de uma das funções mais relevantes de Estado que é garantir a proteção e segurança das pessoas, reforce-se, inclusive detidas, sempre com respeito à dignidade da pessoa humana, o que não condiz com aquilo que se espera de um Policial Militar.

O episódio deve ser severamente apurado, inclusive com o afastamento das funções, sempre observando o devido processo legal para que não restem dúvidas de que o Estado, que tem o dever com o cidadão, com a cidadania e com a Constituição da República, acobertar qualquer tipo de violação às leis deste País.

Reforçamos a nossa confiança nas instituições de Estado, acreditando que esse tipo de conduta cometida, sempre por uma minoria despreparada, certamente não representa a grandeza da Instituição Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Saí de mim’, diz fisiculturista após ser preso por espancar namorada

tereza carrefour lei da reciprocidade

Tereza Cristina diz que Brasil demora em negociar com os EUA e cita seção 301

‘Aliado’ do comércio em Campo Grande, Pix entra na mira de investigação do governo dos EUA 

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

10 anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

tempo

Tempo frio e seco: frente fria se aproxima e MS permanece com alerta para baixa umidade do ar

Últimas Notícias

Brasil

SC: 11 bebês recebem antídoto contra picada de cobra em vez de vacina em hospital

Em nota, hospital afirmou que medicamentos tem rótulos parecidos e foram colocados em local errado

Trânsito

Motorista perde controle após ser atingido por outro carro e cai em vala na BR-267 em MS

Carro foi atingido por um Corolla antes de cair em vala no km 29 da rodovia, em Bataguassu

Mundo

Justiça dos EUA autoriza Rumble e Trump Media a incluir nova ordem de Moraes em ação nos EUA

Empresas acusam ministro Alexandre de Moraes de abuso de autoridade

Trânsito

Motociclista se envolve em acidente grave a caminho do trabalho na BR-060

A vítima pilotava uma motocicleta quando teria colidido com a traseira de uma carreta