A Guarda Municipal de (GMD) divulga nesta quarta-feira (30) as ações da Instituição realizadas em 2020. Foram mais de 31 mil procedimentos realizados e destaca a atuação da GMD nos trabalhos preventivos a pandemia da COVID-19, os atendimentos a população douradense, o apoio as outras secretarias municipais e instituições públicas como Poder Judiciário e as Forças Policiais. Houve conquistas como a estruturação da Guarda Municipal Ambiental (GMA), a compra de veículos 0 kM, parcerias formadas com a Polícia Rodoviária Federal com a doação de pistolas .40, bafômetro, viaturas e parcerias com IMAM – Instituto do Meio Ambiente.

Incumbida da proteção do patrimônio e garantir os serviços públicos municipais a Guarda Municipal de Dourados se destaca pela multipluralidade de ações. Atuando tanto na área de zelo e guarda ao patrimônio público, atendimento da população, atendimento a ocorrências criminais emergenciais ou em flagrante delito, , de Transito, Ronda Escolar, Preservação do meio ambiente com a criação da Guarda Municipal Ambiental e após a pandemia da COVID-19 foi responsável por compor o grupo de instituições que atuam preventivamente e fiscalização o cumprimento das medidas sanitárias como forma de mitigação a doença infecciosa.

Durante todo ao ano de 2020 foram lavrados 8.334 Boletins, nos quais Boletins de Ocorrências e Boletins de Atendimentos. Também foram realizadas 18 mil rondas patrimoniais.

O destaque das ações foi a atuação em prol da prevenção e fiscalização da COVID -19. Foram 5.085 ações, entre atuações preventivas, fiscalizatórias e orientação a população. A Sala Rádio da Guarda Municipal com os telefones 153 e 199 se tornou o canal de contato entre a população e administração pública, recebendo no período da pandemia 12 mil ligações, sendo aproximadamente 6mil ligações referentes ao novo . As equipes foram responsáveis em fiscalizar aglomerações e comércios que funcionavam sem atender as medidas de biossegurança determinada pelo poder público municipal e o toque de recolher.

Foram fiscalizados de forma preventiva 937 pontos com aglomerações, 785 estabelecimentos comerciais e outras 401 ações de fiscalização a pedido do Ministério Público Estadual e Federal, Câmara Municipal de Vereadores e demais Instituições Públicas. A GMD também esteve garantindo a segurança dos funcionários da saúde e organizando o trânsito em 3 barreiras sanitárias com 512 atendimentos, locais por ondem passaram mais de 500 mil veículos. Durante as fiscalizações 64 pessoas foram presas pelo Art. 268 CP “Descumprir medida sanitária para impedir propagação de pandemia”, após se negarem a atenderem as orientações das equipes.A instituição devido a grande quantidade de atendimentos na tevê 24 GMs infectados pela Covid19, com uma taxa de contaminação de 12%,  o dobro da média populacional.

Referente as outras ações desenvolvidas pela Guarda Municipal de Dourados (GMD) os destaques são para as ações preventivas e atendimento à população em suas demandas. Foram 8.334 Boletins lavrados, nos quais 7.112 são Boletins de Atendimentos, com atuações preventivas dos GMs, resolvendo os conflitos com doutrinas de Policiamento Comunitário e a Resolução Pacifica de Problemas. O emprego destas técnicas proporcionou uma instituição com o foco na comunidade, com 85% dos seus atendimentos voltados para prevenção e na resolução dos problemas do cidadão.  Foram realizadas 17.729 rondas patrimoniais em praças, parque e logradouros públicos e durante as verificações internas e externas dos locais as guarnições da GM prestaram diversos atendimentos. Concomitantemente os guardas municipais realizaram 675 apoios as Secretarias e Órgãos Municipais, 141 ações de fiscalização atendendo o Ministério Público e 45 apoios aos Oficiais de Justiça.  Uma das maiores demandas foram as situações de perturbação a tranquilidade e sossego público com 1.214 denúncias atendidas.

Nos atendimentos emergenciais da população foram lavrados 1.123 Boletins de Ocorrências em flagrantes delitos com a condução dos autores as Delegacias de Polícia. Apenas 15% das ações da Guarda Municipal se tornaram ocorrência polícias. Um destaque das ações criminais foram os atendimentos a 332 vítimas de violência doméstica com a prisão de 152 autores. De forma preventiva a GMD conseguiu prender 37 autores de quebras de medidas protetivas, antes mesmos de cometerem qualquer violência contra as mulheres. Nas rondas patrimoniais indivíduos que estavam em atitudes suspeitas em praças e parques públicos foram abordados, sendo presos 265 foragidos da justiça, 75 pessoas por estarem portando ou usando drogas. Foram recuperados pela GM, 31 veículos, 26 aparelhos celulares e 25 bicicletas furtadas. Também foram apreendidas 13 armas de fogo, e aproximadamente 800 kg de maconha e aproximadamente 12 kg de pasta base e cocaína. Objetivando um trânsito mais seguro foram presos 144 condutores embriagados.

A criação da Guarda Municipal Ambiental (GMA) a rondas ambientais foram efetivas e posturas com despejo de lixos em locais públicos, corte irregular de árvores e outras infrações e crimes ambientais passaram a ser mais fiscalizadas com os autores punidos, sendo lavrados 1.753 procedimentos.

O Comando da Guarda Municipal de Dourados, enaltece e agradece aos nobres Guardas Municipais por todo empenho sem medir esforços para desempenharem suas funções em prol da população douradense, mesmo com o risco da própria vida.  Apesar de um ano difícil devido a pandemia e a crise econômica enfrentada pela Prefeitura Municipal, a corporação da GMD faz um balanço positivo com algumas aquisições de viaturas novas,  pistolas .40 Taurus, viaturas em boas condições recebidas da PRF; estruturação da Guarda Municipal Ambiental com aquisição de duas caminhonetes e adequação de uma sede própria da GMA em parceria com Instituto do Meio Ambiente. (Informações da assessoria)