Durante operação da Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos) um funcionário dos Correios foi preso acusado de desviar aparelhos Iphone que chegavam na unidade. O homem terá a identificação preservada e foi indiciado pelo crime de peculato. No total, durante a ação foram recuperados 17 celulares avaliados em R$ 20 mil.

A prisão foi realizada durante a primeira etapa da Operação Narciso nesta sexta-feira (13), desencadeada pela Derf, que tem por objetivo recuperar aparelhos celulares, produtos de crime em Campo Grande. Conforme a Derf, foram expedidas 387 ordens de serviço para recuperação dos celulares.

O funcionário dos Correios foi preso e indiciado pelo crime de peculato, que consiste na “subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda; abuso de confiança pública.”

O funcionário furtava os celulares e registrava boletim de ocorrência de extravio. Depois, vendia os aparelhos. Com ele, a Polícia Civil conseguiu recuperar quatro Iphones 11.

Em nota, os Correios informaram que “a conduta do empregado em questão não representa os valores defendidos pelos Correios e todas as medidas administrativas foram tomadas. A empresa está colaborando com as autoridades e a ação só foi possível após apuração interna, que subsidiou os órgãos de segurança”.

Resultados

Durante a Operação Narciso, a Derf cumpriu dois mandados de prisão de envolvidos com roubos de celulares e realizou uma prisão em flagrante por receptação. Onze pessoas foram indiciadas por receptação e outra por fraude ao seguro. Foram feitos quatro TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por falsa comunicação de crime. A Derf afirma que ainda tem 380 procedimentos em checagem. A delegacia recebe, em média, sete ocorrências por dia. *Matéria alterada às 8h42 para inclusão de posicionamento.