Cristhian Javier Benítez Vera, fugitivo do Presídio de que se entregou na quarta-feira (22) a pedido dos pais, disse que mentiu nas declarações que deu a respeito da fuga. Ele ainda falou que foi forçado pela polícia a testemunhar contra os agentes penitenciários, dizendo que eles permitiram a saída de presos pelo portão da frente.

A princípio, Cristhian disse que os chefões do PCC (Primeiro Comando da Capital) teriam fugido pelo portão da frente mediante pagamento de alto valor aos agentes penitenciários. Isso também foi denunciado pela Polícia Civil, que apurou que os presos de maior poder aquisitivo saíram pelos portões, sem terem que passar pelo túnel.

Já detido, Cristhian tentou negar a participação de agentes penitenciários na fuga, dizendo que muitos fugiram pelo túnel, outros pelo portão e que a trava do portão estava fechada, mas foi aberta pelos próprios presos. Ele reafirmou que os ‘chefes' conseguiram sair dali em veículos, mas que os outros estavam sozinhos e fugiram conforme conseguiram.

De acordo com o site ABC Color, mais tarde o rapaz passou a dar declarações favoráveis aos agentes penitenciários. Ele chegou a afirmar que todos saíram pelo túnel e que ninguém os libertou. Ele ainda declarou que quase ninguém sabia que o túnel estava sendo escavado no presídio.

A partir disso, Cristhian relatou que foi levado ao Departamento de Investigações pela polícia, onde foi forçado a dar tal testemunho contra os guardas. Ele é condenado por roubo e estaria perto de terminar o cumprimento da pena, o que teria motivado ele a se entregar, além de um pedido feito pelos pais.

Até o momento, 30 agentes, além do ex-diretor do presídio Christian González permanecem detidos para prestarem esclarecimentos sobre a fuga em massa.

Lista definitiva de fugitivos

Após problemas na divulgação da lista de nomes dos fugitivos do presídio, uma nova lista foi divulgada. Ainda são 75 os que fugiram, porém constam 76 na lista, já que um deles foi detido ainda nas mediações da penitenciária na madrugada de domingo (19). Com ele, são oito os recapturados pela polícia no total.

São eles Del Rosario Gómez Armoa, Derlis Marqués González, Sabio Darío González Figueredo, Eduardo Alves Da Cruz, Ronal Francisco Brítez López, Orlando Manuel Torres Verón, José Enrique Ullón Duarte.

Fugitivo de presídio que se entregou nega participação de agentes penitenciários
Lista oficial com os nomes dos fugitivos (Foto: ABC Color)