Pular para o conteúdo
Polícia

Flagrado com rádio que interfere na comunicação da polícia tem condenação mantida

O TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) manteve condenação de um homem flagrado com rádio transceptor móvel instalado em seu veículo, sem autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O aparelho, descoberto durante fiscalização na rodovia BR-163, em Itaquiraí, uma das principais rotas do crime organizado em Mato Grosso do Sul, pode interferir na […]
Arquivo -

O TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) manteve condenação de um homem flagrado com rádio transceptor móvel instalado em seu veículo, sem autorização da (Agência Nacional de Telecomunicações). O aparelho, descoberto durante fiscalização na rodovia BR-163, em , uma das principais rotas do em Mato Grosso do Sul, pode interferir na comunicação das forças de segurança próximas.

Laudo pericial atestou que o dispositivo é capaz de dificultar ou impedir a recepção de sinais de outros equipamentos de difusão via rádio.  Os magistrados da 11ª Turma afastaram a incidência da insignificância, já que a punição ao delito visa amparar a segurança da rede do sistema de comunicação presente no país. A conduta é caracterizada como infração penal formal e de perigo abstrato, consumada independentemente da ocorrência de dano. 

“A mera instalação ou utilização de aparelhagem em desacordo com as exigências legais, bem como a existência de atividade clandestina de telecomunicações, já tem o condão de causar sérias interferências prejudiciais em serviços regularmente instalados, como, por exemplo, polícia, ambulância, bombeiro, navegação aérea, embarcação”, frisou o federal relator Fausto De Sanctis.  

O réu pediu a absolvição, alegando que a comportamento não constitui crime e é aceito e tolerado pela sociedade.   Para a Turma, não cabe o princípio da intervenção mínima, e a ação não pode ser considerada socialmente adequada, uma vez que expõe a perigo serviços regulares e essenciais de comunicação. 

Pelo crime de desenvolvimento de atividades clandestinas de telecomunicação a pena foi estabelecida em dois anos de detenção, em regime inicial aberto, substituída por duas restritivas de direitos, e o ao pagamento de dez dias-multa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jean Lucas em Bahia x São Paulo

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Últimas Notícias

Esportes

Red Bull Bragantino vence Vasco em São Januário e assume a liderança do Brasileirão

Esta foi a segunda derrota seguida do Vasco no Brasileirão, que tinha perdido para o Fluminense, por 2 a 1, na rodada anterior

Polícia

Dívida por corte de cabelo termina em ameaça de morte em Campo Grande

Devendo o profissional, cliente caloteiro se recusou a pagar pelo atendimento

Polícia

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

Condutor afirma não ter se envolvido em qualquer tipo de agressão dessa natureza

Polícia

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Polícia chegou ao local e encontrou idoso com o corpo todo coberto de sangue