Pular para o conteúdo
Polícia

‘Estamos oprimidos, sufocados, morrendo’, diz indígena em meio a área de conflito

Em meio ao conflito entre os índios e produtores rurais que se estendeu durante esta sexta-feira (3) na Perimetral Norte, em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, as lideranças pedem um olhar mais humano e se dizem oprimidas pelo estado. “Estou com meu arco e flecha, em nenhum momento ameacei eles [policiais], que atiram […]
Arquivo -
Conflito durou mais de três horas e quatro foram feridos a tiros. Foto: Marcos Morandi.
Conflito durou mais de três horas e quatro foram feridos a tiros. Foto: Marcos Morandi.

Em meio ao conflito entre os índios e produtores rurais que se estendeu durante esta sexta-feira (3) na Perimetral Norte, em , a 225 quilômetros de , as lideranças pedem um olhar mais humano e se dizem oprimidas pelo estado. “Estou com meu arco e flecha, em nenhum momento ameacei eles [policiais], que atiram sem motivo nenhum. A gente está aqui em um movimento de luta, de espaço, isso é histórico, mas infelizmente o estado não muda isso, estamos oprimidos, sendo sufocados, morrendo”, disse Arapoty, Guarani Kaiowá.

A Perimetral Norte começou a ser liberada no final desta tarde, mas a disputa da área que fica na região urbana da cidade ficou tensa. Cerca de 50 índios bloquearam a via e houve troca de tiros. Além de carros apedrejados, quatro pessoas foram feridas a tiros e uma delas está internada em estado grave.

Conforme o comandante da Polícia Militar de Dourados, tenente coronel Carlos Silva, a equipe foi acionada para fazer a segurança, após a troca de tiros. “Eles acabaram colocando fogo em alguns locais, tentaram obstruir a via e quando o DOF foi chamado para fazer apoio, também foi atacado, assim como o veículo da imprensa”, disse.

O comandante afirmou que o grupo não é de Dourados. “São vários índios que não fazem parte nem da aldeia Bororó nem da Jaguapiru. Eles mesmos dizem que são de fora da cidade de Dourados, então não deveriam estar aqui provocando esse tipo de situação”, destacou.

No entanto, Arapoty afirma que o grupo é originário da região e luta pelos seus direitos. “Quando eles veem a gente reivindicar nossos direitos, eles dizem que nós estamos invadindo, nós não somos invasores, somos originários daqui”, ressaltou.

A Polícia Federal foi até o local e após poucos minutos de conversa, conseguiu um acordo para liberação da via, que está travada há mais de três horas. Peritos também realizaram trabalho no trecho onde os três indígenas e o segurança foram baleados. O segurança está internado em estado grave.

O carro do Jornal Midiamax, também acabou sendo atingido por pedras e facões.

No início de dezembro, com a intensificação dos conflitos um produtor rural chegou a fabricar um trator blindado para continuar plantando na propriedade rural. Segundo o produtor rural, a medida era uma tentativa de se proteger do com indígenas que se arrasta há décadas na região.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carmen Portinho: conheça a engenheira de MS que se tornou patrona do urbanismo no país

Trump enviará 2 mil soldados da Guarda Nacional para a Califórnia diante de protestos

Homem abre fogo em festa junina e fere duas pessoas em Sidrolândia

Messi será titular da Argentina pela 1ª vez no ano, contra a Colômbia, antes do Mundial de Clubes

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a mulher mais jovem vítima de feminicídio no Brasil 

CPI

CPI mira em integrantes do Consórcio Guaicurus em oitivas desta semana

CNH poderá ter toxicológico para 1ª habilitação; saiba quais substâncias são detectadas

Ainda dá tempo: inscrições para 38 cursos gratuitos do IFMS vão até 18 de junho

Últimas Notícias

Cotidiano

15° vítima de feminicídio, morte de Eliana expõe vulnerabilidade de mulheres no interior de MS

Lourenço Xavier confessou o crime e está preso preventivamente, Eliana é a 11° vítima no interior de MS

Brasil

Banco bloqueia contas e cartões de Carla Zambelli

Zambelli deixou o Brasil na quarta-feira (4) e ministro Alexandre de Moraes determinou bloqueios

Esportes

Bia Ferreira derrota argentina nos EUA, mantém título mundial e desafia outra campeã

Em dezembro do ano passado, a brasileira derrotou a francesa Licia Boudersa por decisão unânime para ficar com o título

Cotidiano

Radioterapia avança, mas expõe gargalo da falta de equipe para operação em MS

Ministério da Saúde afirma que acelerador linear chega ainda em junho a Mato Grosso do Sul