Em menos de cinco horas, a polícia de apreendeu 58 quilos de durante a Operação Tribus. Foram três presos durante batidas policiais na BR-262 em , a 203 quilômetros de . A Operação Tribus é realizada por policiais do Batalhão de Choque da Polícia , PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos).

A primeira apreensão ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23), no km-602 da BR-262, quando a polícia abordou um ônibus de transporte de passageiros que seguia de Corumbá para Campo Grande. Os policiais abordaram uma boliviana de 39 anos, que ficou nervosa, também apresentou informações desconexas sobre os motivos e destino de sua viagem. Foi realizada vistoria minuciosa e quase cinco quilos de cocaína foram localizados no fundo falso de sua mala.

Ao ser questionada sobre a droga, a mulher informou que pegou a mala em um hotel em Porto Quijaro, na Bolívia, de outra mulher que não conhecia. A mala seria entregue a uma pessoa em Santa Rosa (RS), que a suspeita também não conhecia. Ela receberia entre 500 e 1.000 dólares pelo transporte do entorpecente.

Nas mesmas circunstâncias, os policiais identificaram outro passageiro, um homem de 38 anos, também de nacionalidade boliviana, que trazia escondidos em sua mala 10 tabletes de cocaína, totalizando aproximadamente 4,3 quilos. Ele disse que pegou a bagagem também em Porto Quijaro e teria que entregar a uma pessoa em Campo Grande. Esse passageiro também não conhecia para quem entregaria a droga, mas informou que receberia pelo transporte entre 500 e 1.000 dólares.

Cerca de cinco horas depois, ainda na BR-262 em Miranda, foram apreendidos aproximadamente 50 quilos de cocaína, ocultados em um caminhão, marca Mercedes Benz, com placas de Ribeirão Corrente (SP). A droga era transportada por um homem de 42 anos.

A do ônibus foi encaminhada para a delegacia de Polícia Federal em Campo Grande, pois ficou caracterizado o tráfico de drogas internacional. O motorista do caminhão foi autuado e encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Miranda.