Um grande esquema de lavagem de dinheiro através do tráfico de entre o Brasil e o Paraguai foi desmantelado pela Polícia Federal com a deflagração da Operação Status, que tem cumprimento de mandados também em Pedro Juan Caballero, fronteira com onde são cumpridos 9 mandados de busca e apreensão.

Um dos alvos é o dono de uma casa de câmbio Uniexpress e acionista de outra casa de câmbio por onde era feita a lavagem de dinheiro, que era controlada por um grupo familiar ‘Los Garcia Morinigo'. O grupo ainda controlava grande parte do mercado de cocaína entre om Brasil e o Paraguai. A estrutura era composta por pai e filhos.

Cinco foram presos no Paraguai, entre eles o líder da , Emídio Morinígo Ximenes, seu filho Jeferson Garcia Morinígo, Júlio Cesar Duarte Servian, dono das casas de câmbio; Robson Louribal Ajala que seria o contador da organização e Kleber Garcia Morinigo.

O esquema criminoso investigado tinha como ponto principal a lavagem de dinheiro do tráfico de cocaína, por meio de empresas de “laranjas” e empresas de fachada, dentre as quais havia construtoras, administradoras de , lojas de veículos de luxo, dentre outras. A estrutura, especializada na lavagem de grandes volumes de valores ilícitos, também contava com uma rede de doleiros sediados no Paraguai, com operadores em cidades brasileiras como Curitiba, Londrina, São Paulo e Rio de Janeiro.