Destruição ambiental: caçador mata seis tucanos e desmata área protegida

Homem de 60 anos foi preso pela PMA (Polícia Militar Ambiental) neste sábado, em Aquidauana, a 143 quilômetros de Campo Grande, depois de matar seis tucanos e desmatar vegetação do assentamento Indaiá III, onde reside. Com o autor foram encontrados ainda rifles, espingarda, motosserra e armadilhas de caça. Conforme nota, os policiais localizaram na área […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Material apreendido pela PMA com o suspeito. Foto: Divulgação
Material apreendido pela PMA com o suspeito. Foto: Divulgação

Homem de 60 anos foi preso pela PMA (Polícia Militar Ambiental) neste sábado, em Aquidauana, a 143 quilômetros de Campo Grande, depois de matar seis tucanos e desmatar vegetação do assentamento Indaiá III, onde reside. Com o autor foram encontrados ainda rifles, espingarda, motosserra e armadilhas de caça.

Conforme nota, os policiais localizaram na área de reserva legal coletiva do assentamento (área protegida), dois locais de desmatamento e exploração de madeira, além de girau de espera, ceva e armadilhas de captura de animais silvestres armadas na mata. A equipe então seguiu rastros e chegou a um lote.

No local, mora o idoso que armazenava nas proximidades dacasa toras de madeira da espécie angico, uma motosserra e madeira serrada retirada da área de reserva legal do assentamento, além de três armadilhas de caça de ferro, do tipo normalmente utilizado para captura de tatus.

O autor confessou os crimes e em sua residência foram encontradas seis cabeças de tucano que ele havia abatido, além de quatro rifles de caça calibre 22, 126 munições do mesmo calibre, uma espingarda calibre 28 e dois cartuchos carregados do mesmo calibre, bem como duas garrafas contendo chumbo para recarga artesanal de munições.

 A madeira, motosserra, armadilhas, armas e munições foram apreendidos. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde foi autuado em flagrante e responderá por crime ambiental de caça ilegal, exploração ilegal de madeira em área protegida e por posse ilegal de arma de fogo. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 28 mil.

Conteúdos relacionados

pastora ameaça