Pular para o conteúdo
Polícia

Defesa tenta suspender condenação de esposa de Minotauro e ‘gestora financeira’ do PCC

A defesa de Maria Alciris Cabral Jara, esposa de Sérgio de Arruda Quintilliano, o ‘Minotauro’, entrou com pedido de habeas corpus para suspender condenação pelo crime de organização criminosa. Condenada a 20 anos e 10 meses de prisão, Maria é apontada como considerada gestora do grupo criminoso pertencente ao PCC (Primeiro Comando da Capital). O […]
Arquivo -

A defesa de Maria Alciris Cabral Jara, esposa de Sérgio de Arruda Quintilliano, o ‘‘, entrou com pedido de habeas corpus para suspender condenação pelo crime de organização criminosa. Condenada a 20 anos e 10 meses de prisão, Maria é apontada como considerada gestora do grupo criminoso pertencente ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

O pedido foi encaminhado ao (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e negado na última terça-feira (1º). A defesa alegou que quatro pessoas foram denunciadas pela prática de organização criminosa, no entanto uma delas acabou absolvida. Como o crime é configurado pela associação de quatro ou mais pessoas, não deveria ser considerado.

No entanto, na votação foi esclarecido que, apesar de não terem sido presos, vários outros membros da organização criminosa foram identificados nas investigações. Isso porque os nomes constavam em uma planilha encontrada com Maria Alciris.

Maria também foi denunciada por ativa, uma vez que ela e Minotauro ofereceram e prometeram vantagem indevida a várias autoridades públicas, na maioria policiais paraguaios.

Gestora do grupo criminoso

A denúncia aponta que Maria Alciris era braço direito de Minotauro, apontado como liderança do PCC, e ainda gestora financeira do grupo criminoso. Por isso, era responsável por administrar o pagamento dos integrantes da organização e colocava em planilhas os pagamentos mensais aos policiais paraguaios.

Também cuidava de organizar os voos com carregamentos de drogas (horários, voos, pilotos, pistas de pouso) e dos bens móveis e imóveis do grupo. Em parte da investigação, foi inclusive descoberta uma relação direta entre Minotauro e a esposa com a família Pavão, declarada liderança da facção rival CV (Comando Vermelho).

Eles teriam feito o pagamento de uma dívida através da transmissão de uma propriedade. Com isso, Maria Alciris teve contato direto com membros do alto escalão da família Pavão. Ela ainda é investigada por suspeita de autoria intelectual de homicídios como do policial civil Wescley Vasconcelos e da tentativa de homicídio contra homem ligado a Pavão em dezembro de 2018.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso por esconder 1,7 tonelada em seu local de trabalho

Mulher tenta vacinar bebê reborn em posto de saúde

Detran-MS abre leilão com S-10 a lance inicial de R$ 20 mil

aposentadoria inss

Alcolumbre diz que vai ler só em junho requerimento para criar CPMI do INSS

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Estêvão dá show em clima de despedida e classifica Palmeiras na Copa do Brasil diante do Ceará

Últimas Notícias

Polícia

Jovem desaparecida no Paraguai é presa com carregamento de maconha em SP

O veículo tinha registro de roubo na cidade de Toledo (PR)

Brasil

Com precatórios, previsão de déficit primário sobe para R$ 97 bilhões

O déficit primário representa o resultado negativo das contas do governo

Cotidiano

Carreta da Justiça chega a Santa Rita do Pardo para atendimentos gratuitos

Após a passagem pelo município de Selvíria no início da semana, dias 19 e 20

Brasil

COP 30 deve ser encontro de implementação, diz Marina Silva

O encontro começou na terça-feira (20) e segue até sábado (24).