Pular para o conteúdo
Polícia

Delegado indiciado por executar boliviano a tiros em ambulância tenta sair da cadeia

A defesa do delegado Fernando Araújo da Cruz, acusado de matar o boliviano Alfredo Rangel Weber em 23 de fevereiro de 2019, tentou revogar a prisão preventiva do réu com base na recomendação que trata do coronavírus e ainda no excesso de prazo. Na decisão, consta que é necessária a manutenção da prisão preventiva para […]
Arquivo -

A defesa do delegado Fernando Araújo da Cruz, acusado de matar o boliviano Alfredo Rangel Weber em 23 de fevereiro de 2019, tentou revogar a prisão preventiva do réu com base na recomendação que trata do e ainda no excesso de prazo.

Na decisão, consta que é necessária a manutenção da prisão preventiva para garantia da ordem pública e para aplicação da lei penal, “considerando a gravidade concreta do delito apurado aliada aos indícios de intensa interferência do paciente com ajuda de terceiros para evitar a apuração de crimes, tanto no Brasil como na Bolívia”, considerando que o delegado ainda foi suspeito de planejar a morte de policiais que investigavam o caso.

Além disso, na decisão consta que “a complexidade do caso, que envolve a prática de três crimes, com produção de provas em dois países e dois denunciados, um Delegado de Polícia e outro Investigador de Polícia Civil, o que foge à normalidade, com expedição de carta rogatória, produção de documentos estrangeiros, apreensão de veículos, HDs de computadores e aparelhos celulares, com confecção de laudos periciais e, ainda, pedidos da defesa e da acusação afastam o excesso de prazo”.

A decisão dos juízes da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça foi de denegar a ordem, reconhecendo parcialmente o apenas para que a decisão para finalizar a primeira fase da ação penal seja feita até dia 17 de julho deste ano.

Relembre o caso

Fernando foi indiciado por homicídio duplamente qualificado por emboscada e impossibilidade de defesa da vítima. Ele está preso desde o dia 29 de março de 2019, quando equipes da DEH (Delegacia Especializada de Homicídios) e Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros) foram até após a descoberta da autoria do homicídio.

Delegado indiciado por executar boliviano a tiros em ambulância tenta sair da cadeia
Foi feita reprodução simulada do crime em 2019 (Arquivo)

O delegado, que também é acusado de envolvimento com o tráfico de drogas, esfaqueou Alfredo e depois seguiu a ambulância que levava o boliviano para ser atendido em Corumbá. Ainda na estrada, após interceptar o carro da emergência, o delegado matou Alfredo a tiros na frente do médico, motorista e irmã da vítima.

O delegado na época não teria visto a irmã de Alfredo dentro da ambulância, sendo avisado pelo investigador da polícia Emmanuel Contis. Em meio à trama do , testemunhas foram coagidas sendo uma delas o motorista da ambulância, que teve como advogada a mulher de Fernando, Silvia.

O que o casal não esperava era que policiais bolivianos e até um promotor usassem de chantagem para extorquir os dois, com pedido de R$ 100 mil para que não implicassem o delegado ao assassinato. Na tentativa de encobrir os rastros do crime até execuções dos policiais e delegados que estavam investigando o caso foi arquitetada por Fernando e Emmanuel, que informava ao delegado todos os passos das investigações.

O delegado ainda estaria ligado ao tráfico de drogas, já que ele e a mulher estariam em contato com Fernando Limpias, que já havia trabalhado para Adair José Belo conhecido como ‘Belo’ e para Sérgio de Arruda Quintiliano, o Minotauro.

Fernando Limpias estaria comprando fazendas, com pista de pouso, na Bolívia para o transporte de drogas e estava à procura de ‘parcerias’. Silvia, então, teria oferecido a ‘parceira’ através da logística de reabastecimento dos aviões. Nas conversas com o traficante é perceptível o domínio do assunto tanto pelo delegado como por sua mulher. A defesa do delegado negou as acusações sobre envolvimento com o tráfico de drogas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Trio composto por adolescentes é suspeito pela morte de homem encontrado na estrada da Bocaina em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

Fogo na vizinhança? Saiba como denunciar quem causa incêndio em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie

Cotidiano

Um ‘sim’ coletivo: 45 casais celebram o sacramento do matrimônio em Santuário

Já tradicional, a cerimônia é realizada anualmente pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande

Política

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Com bandeiras e cartazes, os manifestantes se posicionam em defesa da democracia, contra o golpe, pela taxação dos super-ricos e pelo fim da jornada 6x1 de trabalho